Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e alimentação

Uma alimentação saudável e equilibrada, conjuntamente com exercícios físicos, ajuda no bem-estar e na manutenção do peso ideal e reduz as chances do surgimento de doenças como diabetes, colesterol alto, hipertensão , entre outros.

Uma alimentação balanceada ajuda na proteção contra a má nutrição, bem como contra enfermidades tais como doenças cardiovasculares, AVC, diabetes entre outras. Portanto alimentação saudável é importante na prevenção de diversas doenças crônicas.

Ter uma alimentação saudável consiste numa dieta que priorize os grupos alimentares que fazem bem para a saúde do ser humano.

A alimentação tem efeito direto em uma série de transtornos psicológicos tais como distúrbios alimentares, depressivos e de ansiedade. Por exemplo a baixa de ácido fólico pode estar associada à depressão em adultos. A falta de vitaminas do complexo B pode causar fadiga e até quadros de psicose.

Um alimento é considerado saudável quando não precisa de rótulo, o que significa dizer, os in natura ou minimamente processados tais colo: frutas, legumes, verduras etc.

Uma alimentação saudável e equilibrada significa: evitar alimentos ricos em gorduras, principalmente de gorduras saturadas, reduzir a ingestão de açúcares, reduzir o sal na alimentação, investir em alimentos naturais, beber muita água.

Podemos pensar que o ato de escolher alimentos saudáveis não apenas nutre o corpo, mas também fortalece competências de escolha consciente, ajudando no entendimento que uma alimentação saudável é importante.
A atividade física é elemento importante para a perda e manutenção de peso. Uma alimentação balanceada garante que nosso organismo tenha uma boa performance, gaste a gordura corporal durante o exercício, e mantenha, ou até mesmo ganhe massa muscular.

Importante uma alimentação adequada antes, durante e após a atividade física. A ingestão de bons alimentos ajuda a armazenar e a repor os estoques de energia do corpo. Ter um acompanhamento de um nutricionista é importante e pode aumentar o rendimento nos exercícios.

Prof. José Pereira da Silva