Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e a depressão: tratamento e prevenção

Da infância à gravidez e terceira idade, os exercícios físicos trazem benefícios ao corpo e mente, melhorando a qualidade de vida.
Ter um estilo de vida ativo é algo que deve ser incentivado em todas as fases da vida.Os benefícios mentais, como o retardo na perda da memória, prevenindo o mal de Alzheimer, aumento da sensação de bem-estar e melhora do humor , que ajudam a evitar a depressão.

A depressão é uma das doenças que mais afeta a população atualmente e estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com esse transtorno. Trata-se de uma doença psiquiátrica que ocorre por uma alteração psíquica e orgânica global, em que a pessoa fica com falta de vitalidade e com alterações na maneira de valorizar a realidade. Sentimento de tristeza, insegurança, culpa, pessimismo e negatividade são percebidos. A atividade física ajuda a minorar os efeitos da depressão.

O exercício físico realizado de forma regular tem a capacidade de melhorar o humor e fazer com que o sentimento de tristeza e o estresse diminuam. Isso ocorre, pois ao praticar atividades físicas é liberado o hormônio endorfina, conhecido popularmente como o hormônio da felicidade, e que funciona como um analgésico natural, aliviando as tensões e regulando as emoções.

A prática regular de atividades físicas também ajuda as pessoas que estão sofrendo de depressão, pois auxilia no sono. Geralmente, pessoas depressivas possuem a tendência de trocar o dia pela noite ou ter dificuldade para dormir, devido ao alto grau de ansiedade e estresse. Com a prática de exercícios físicos , é possível que o sono fique mais equilibrado.

A atividade física ajuda a pessoa deprimida a tirar o foco dos problemas. Ao estar se exercitando, o indivíduo esquece um pouco dos contratempos, o que permite que lide melhor com os mesmos. A endorfina e a serotonina são liberadas, a sensação de bem se instala, fazendo com que o indivíduo volte a pensar nos problemas, mas de uma forma mais leve. Também faz que ocorra um maior envolvimento social do depressivo. Com a prática de exercícios a probabilidade de interação social é aumentada.
Pesquisas realizadas com pessoas com depressão e atividade física demonstraram que houve um aumento do número de células no hipocampo, que são as responsáveis pela memória e pelo humor e, assim uma melhoria no tratamento da doença.
A prática de exercícios físicos não só ajuda no tratamento contra a depressão, como também na prevenção. Os sentimentos ficam mais equilibrados, é estimulada a sensação de bem estar, conforto, alegria e o entusiasmo diante da vida.
É importante ajudar a pessoa a estabelecer metas. Ao estabelecer metas, é possível que a pessoa fique ainda mais animada com a prática. Exercícios regulares são capazes de reduzir o desânimo, tristeza, irritabilidade e nervosismo.

Prof. José Pereira da Silva