O sedentarismo é altamente prejudicial em todos os fatores relacionados à saúde, fica claro a importância de se movimentar. Exercícios físicos ajudam a equilibrar endorfina e dopamina, substâncias químicas responsáveis pela motivação, energia e redução do estresse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos realizem semanalmente , pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a intensa.
É importante programar os treinos com antecedência. Comece devagar e dê tempo à sua nova rotina. Ter constância é fundamental, mas isso não significa ultrapassar seus limites.
Encontre um exercício que goste de fazer. Não se apegue à complexidade, se preferir, pode apostar em atividades simples, como caminhar. Qualquer movimento é melhor que o sedentarismo.
Praticar o que gosta dá ainda mais motivação e confiança para superar quaisquer barreiras do exercício. Tente mesclar o exercício com praticas em grupo ou com amigos, se preferir adapte ao ar livre.
Tenha metas: não foque no resultado, e sim no processo. Crie um ritual: crie pequenas rotinas e coloque coisas que agradam nesse roteiro. Tenha prazer no seu treino. Organize os horários: reserve o horário do treino para o treino. Pense na logística para encaixar as aulas na sua rotina.
Mantenha-se inspirado, inspiração muitas vezes pode vir da motivação em fazer algo diferente. Encontre uma academia com atividades diversificadas, que proporcione diversas modalidades.
Vença a preguiça, seja realista e defina uma grande meta e etapas mais curtas para chegar lá. Mantenha a frequência. Tenha disciplina para se exercitar regularmente. Aproveite as atividades comuns do seu dia para se exercitar, por exemplo, evite usar o carro em distâncias muito curtas, pode dispensar o elevador e subir os lances de escada.
Remova os obstáculos. Tenha se puder uma companhia, pois um acaba incentivando o outro. Identificar os seu motivos: o que te motiva a prática dos exercícios? Ter definido na sua mente o que você quer ganhar com os exercícios pode ajudar a colocar você em ação. Dê a si mesmo(a) uma recompensa pela pratica dos exercícios. Não cobre resultados imediatos: fracione o seu objetivo principal em pequenas metas que posam ser atingidas gradativamente. Respeite seus limites. Não faça comparações com outras pessoas;
Lembre-se de todos os benefícios que a atividade física lhe proporciona, não só para a parte estética, mas também para a sua saúde e qualidade de vida.
Prof. José Pereira da Silva