Os exercícios funcionais visam melhorar a capacidade funcional da pessoa, através de exercícios que melhoram a consciência sinestésica (dos movimentos) e do controle corporal, o equilíbrio muscular. Ajuda na melhoria da autonomia funcional. Ou seja, ajuda no desempenho das atividades cotidianas principalmente em idosos.
O treinamento funcional melhora o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminui o percentual de gordura. São exercícios que trabalham todo o corpo. São exercícios dinâmicos que geralmente usam o peso do próprio corpo. Sem a necessidade de aparelhos ou pesos.
São exercícios que trabalham o corpo e a mente. Geralmente cada exercício trabalha resistência muscular, a força, a potência, equilíbrio, alongamento e a resistência cardiorrespiratória.
Exercícios funcionais ajudam na realização de tarefas cotidianas pois fortalecem os músculos e ajudam na prevenção das lesões. Servem também para melhorar os reflexos e a mobilidade.
São exercícios de baixo impacto, promovem a memória muscular, diminui dores nas articulações, diminui o estresse e ansiedade etc.
São exercícios que todos podem praticar pois os treinos são adaptados aos objetivos e necessidades de quem os pratica. Ajuda na funcionalidade dos membros superiores e inferiores. Aprimora a postura.
Fundamental antes de qualquer atividade física fazer uma avaliação médica. Depois é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física.
Prof. José Pereira da Silva