O alongamento ajuda a manter e a melhorar a flexibilidade de várias partes do corpo. Alongamento são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular.
Os principais exercícios de alongamento envolvem os ombros, o peito, a parte inferior das costas, a parte frontal dos quadris e a parte dianteira e traseira das coxas, além dos músculos da barriga da perna.
Os exercícios de alongamento melhoram o desempenho em qualquer esporte em que a flexibilidade é importante. Quanto mais flexível alguém é, menos sujeito estará a entorses e distensões musculares. Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, aquecendo-os e diminuindo qualquer tensão.
Os exercícios de alongamento devem ser feitos antes e depois de qualquer atividade física. O alongamento regular melhora a postura e ajuda a evitar dores nas costas.
O alongamento promove o estiramento e relaxamento das fibras musculares. Ajuda a relaxar e reduz o estresse. Ativa a circulação sanguínea. Todo o organismo necessita de oxigênio para funcionar. Melhora a qualidade do sono. Aumenta a flexibilidade.
O alongamento melhora a amplitude de movimento e evita a perda de função muscular. Deixam os movimentos mais soltos e leves. Preparam o corpo para atividades físicas.
Prof. José Pereira da Silva