O judô colabora no desenvolvimento da capacidade intelectual, física e moral das crianças, adolescentes e jovens.
Auxilia na formação afetiva, cognitiva e na interação entre crianças e jovens.
O judô traz ao praticante condicionamento físico, atitude moral e espírito de luta. É uma prática que exige esforço físico portanto melhora o condicionamento físico; exige atitude moral , ou seja, leva a humildade, perseverança e cooperação; espírito de luta desenvolvendo o autocontrole e autoconfiança.
O judô bem ensinado proporciona o desenvolvimento humano sadio. Segundo a Unesco o judô é o esporte indicado no processo de formação de crianças a partir dos 4 anos de idade.
É uma atividade física que dar destaque ao respeito, a disciplina , a educação e a resiliência.
A prática do judô melhora o desempenho na escola e ajuda a diminuir a ansiedade e a agitação da criança.
Portanto o judô proporciona melhoria na autoestima, conhecimento do próprio corpo e amplia a socialização. Amplia as habilidades e o domínio corporal, coordenação corporal, pensamento rápido, agilidade, equilíbrio, força etc.
No aspecto moral o judô colabora no desenvolvimento dos seguintes aspectos: saber perder, senso de responsabilidade, paciência, cortesia, disciplina, respeito ao próximo, autocontrole.
O judô proporciona uma educação física integral levando a benefícios à saúde mental. Ajuda com que as crianças evoluam como pessoas.
Prof. José Pereira da Silva