Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – A importância do condicionamento físico

O condicionamento físico é a capacidade de realizar as atividades do dia-a-dia sem ficar exausto ou ofegante.
O nível geral de condicionamento físico reflete a eficiência do coração, pulmões e músculos. Essa eficiência depende da regularidade com que uma pessoa faz algum exercício físico. Importante fazer alguma atividade física moderada duas ou três vezes na semana.

O condicionamento físico é composto de três elementos distintos: força, flexibilidade e resistência. Os três elementos estão presentes em qualquer esporte, em maior ou menor grau.

Aumentar a resistência, força e flexibilidade vai ajudar não só na prática de esportes, mas também no dia-a-dia.
Força: pelo menos ¼ ou até mesmo metade do peso do nosso corpo é formado por tecidos musculares. Eles proporcionam força, que é simplesmente a capacidade de exercer esforço muscular suficiente para empurrar, puxar, levantar ou carregar peso.

Flexibilidade: é a capacidade de flexionar, alongar ou girar o corpo em uma série completa de movimentos. A boa flexibilidade depende da facilidade de movimentação das articulações, músculos e tendões. A flexibilidade diminui o riso de torções ou mau jeito, porque os tecidos elásticos e flexíveis tem melhores condições de absorver o choque de movimentos bruscos ou rápidos.

Resistência: é a capacidade de fazer exercícios em um ritmo constante, sem descansar, por um longo período. Depende da eficiência e desempenho do coração, pulmões e músculos. A baixa resistência pode causar fadiga muscular e falta de coordenação. Qualquer atividade energética ajuda a melhorar o condicionamento.

Prof. José Pereira da Silva