Os exercícios de aquecimento e arrefecimento são fáceis de executar. Deixam o corpo mais flexível, relaxam , preparam e tonificam os músculos.
Um trote gradualmente reduzido, terminando numa marcha lenta, constitui excelente arrefecimento após a corrida.
Um minuto ou dois de exercícios de extensão podem constituir um aquecimento perfeito antes de qualquer esporte vigoroso. Existem atividades de aquecimento específicos para vários tipos de exercícios.
Para certos esportes tem conjuntos diferentes de exercícios de aquecimento. Exercícios que estendam ao máximo os músculos e juntas sem força-los; sejam rítmicos, com movimentos que levem naturalmente aos movimentos seguintes; combinem a extensão dos músculos com um aumento de atividade cardiovascular; incluam todas as partes do corpo; aumentem gradualmente de intensidade à medida que progride o aquecimento. Esses exercícios devem ser suficientemente variados
O corpo precisa estar preparado para uma longa série de exercícios. Aquecer antes de iniciar as atividades físicas. Ajuda a prevenir lesões corporais e ajuda a diminuir a fadiga. O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos.
Depois da atividade física temos o arrefecimento ou resfriamento. O arrefecimento permite que o corpo elimine da musculatura o ácido lático. A redução gradual dos esforços (resfriamento) ajuda a evitar a tontura. Ajuda na normalização da pressão arterial. Com duração média de 10 minutos. Ajuda a libertar alguma tensão muscular e acelera a fase de recuperação. Caminhada ligeira e alongamentos entre outros.
Prof. José Pereira da Silva