O Aikidô é uma arte marcial japonesa criada por Morihei Ueshiba (1883-1969). A palavra pode ser traduzida como o caminho de fortalecimento da energia vital para harmonização. Uma forma de conciliar as diferenças que existem no mundo.
O governo japonês considerou o Aikidô como um Budo: uma arte marcial dotada de filosofia verdadeira e de caminho espiritual.
O objetivo principal é a formação do ser humano pela unificação e fortalecimento do corpo, mente e espírito.
Sua prática constante melhora o condicionamento físico, fortalecimento muscular, flexibilidade, coordenação motora e resistência cardiovascular.
Desenvolve o auto-controle físico e mental. É uma forma de auto-conhecimento. Não existe competições na Aikidô , o treinamento se dá através da execução de formas.
A prática do Aikidô não apenas melhora o condicionamento físico, equilíbrio mas também o condicionamento mental.
Os movimento de alongamento muscular, de rolamentos sobre o tatame, giros de quadril traz benefícios porque trabalham músculos, articulações e tendões e nervos do corpo humano.
Sua pratica ajuda no equilíbrio emocional e espiritual, tornando-se um prazer praticá-lo.
A fortaleça do espírito é resultado da autoconfiança adquirida com a prática constante.
O Aikidô é componente na educação geral do praticante. Proporciona: respeito à hierarquia, à disciplina, à integridade do corpo e do psiquismo tanto a própria quanto a do semelhante. O que serve às modernas exigências de cidadania.
O treinamento ajuda na integração harmoniosa entre mente e corpo, aumenta a confiança em si e nos outros. Estimula uma percepção de si mesmo e dos outros que pode levar a um convívio harmonioso.
Prof. José Pereira da Silva