As artes marciais tem uma importância fundamental no ensinar, educar e promover a saúde física e mental dos seus praticantes. Além de ser um instrumento pedagógico na formação dos adolescentes.
As lutas , as artes marciais e as modalidades esportivas implicam um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexo.
Os benefícios da prática de artes marciais são inúmeros tais como: desenvolvimento motor, afetivo-social e o cognitivo. O desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, aprimoramento da ideia de tempo e espaço, da noção de corpo.
No aspecto social podemos notar postura social, socialização, respeito, perseverança e determinação.
As artes marciais bem orientada e praticada traz efeitos positivos sobre o desenvolvimento psicológico humano. Visam contribuir para o amadurecimento e aperfeiçoamento do indivíduo. Ajuda no autocontrole e no combate á agressividade. Estimula equilíbrio mental em situações estressantes.
A prática das artes marciais pode ser bastante produtiva desde a infância especialmente em termos de psicomotricidade. O aprimoramento das suas capacidades físicas.
Pode contribuir na formação educativa especialmente de crianças e jovens desenvolvendo o respeito, concentração, autoconfiança, positividade emocional.
A prática das artes marciais no tocante a questões metabólicas e fisiológicas tem um impacto na vida de seus praticantes, desde a saúde ( redução dos níveis de ansiedade, depressão moderada, estresse e prevenção de doenças. Promove mais vigor físico.
Consequentemente a prática correta das artes marciais traz significativas contribuições nas esferas afetiva, cognitiva, motivacional, física, metal e social dos praticantes.
Melhorias nos aspectos psicomotor e físico, tais como melhoras no equilíbrio, coordenação de movimentos, expressão corporal e espacial, flexibilidade, enrijecimento muscular, força, agilidade , redução de peso, controle de peso, condicionamento físico.
Prof. José Pereira da Silva