Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – A importância da flexibilidade corporal

É preciso pensar que a flexibilidade é muito mais do que poder curvar-se e tocar os dedos do pé. Ter uma boa flexibilidade é poder fazer muitos tipos de movimento, ter boa mobilidade e manter uma boa postura. É ter boa funcionalidade nas tarefas do cotidiano, ou seja, responder às demandas físicas do cotidiano. A flexibilidade do corpo implica em evitar problemas de postura que geralmente causam desconfortos nos ombros, costas e pescoço. Portanto a flexibilidade está ligada a saúde.

Ter flexibilidade é importante em todas as atividades físicas e nos esportes em geral. Ao fazer esforço físico evitar distensão muscular.

Alongar os músculos é fundamental antes de qualquer atividade física. Não é necessário exagerar nos alongamentos. Após alongar é necessário relaxar os músculos.
O ideal é fazer alongamentos algumas vezes na semana por cinco ou dez minutos. Quando mais idade tivermos é importante manter boa flexibilidade. O que significa aumentar a mobilidade.

A postura correta está ligada a flexibilidade é evitar problemas da coluna vertebral. Postura errada causa um aspecto envelhecido à pessoa.

Os joelhos e a resistência dos músculos ao redor deles também podem afetar a postura. Uma musculatura do joelho sub ou superdesenvolvida pode resultar no joelho para dentro ou a perna arqueada, pode também causar problemas nas costas ou quadris.

Problemas podem ser evitados aumentando a flexibilidade e força dos músculos das pernas e da região lombar.

Prof. José Pereira da Silva