O corpo humano precisa estar em constante movimento, e uma das atividades mais fáceis que nos ajuda a realizar essa tarefa é a caminhada.
Ela ajuda na manutenção da nossa qualidade de vida, sendo uma atividade agradável e que impacta diretamente na percepção de saúde, principalmente em pessoas sedentárias.
A constância da caminhada, por ser um exercício aeróbio, consegue diminuir a probabilidade de doenças cardiovasculares, doenças crônico degenerativas, aumentando a capacidade cardiorrespiratória. Fazer caminhada emagrece.
A caminhada por ser a atividade física popular de mais fácil acesso, podendo ser feita em qualquer local, desde centros urbanos até praias e serras é muito importante para melhorar a qualidade de vida do indivíduo e com isso sua percepção de saúde.
Melhora na qualidade de vida, diminuição do estresse, melhora no sono, melhora na capacidade cardiopulmonar e na resistência aeróbia.
Aumenta o fluxo sanguíneo, ajudando a preservar a integridade das veias e artérias, dificultando o acúmulo de gordura. Diminui as chances de doenças crônicas degenerativas e preservação de obesidade.
Auxilia na prevenção e controle da hipertensão, do diabetes, da obesidade, da osteoporose e também de doenças pulmonares como asma e bronquite.
Aumenta o condicionamento físico, melhora a saúde mental.
Antes de iniciar qualquer atividade física é necessária uma avaliação médica para afastar possíveis riscos à saúde.
Prof. José Pereira da Silva