Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Palestras em São José debatem a criação do ator em cena

A atividade faz parte do projeto “18 anos na Cena da Cidade”, aprovado pelo FMC, e ocorre nos próximos dias 01 e 02 de outubro, no CAC Walmor Chagas.

Nos próximos dias 01 e 02 de outubro, às 19h, no CAC Walmor Chagas, em São José dos Campos, serão exibidas vídeos-palestras que contribuem para o aprimoramento da formação do ator. Em seguida, haverá debate presencial com a atriz e diretora Fabiana Monsalú sobre os temas abordados. A atividade formativa faz parte do projeto “18 anos na Cena da Cidade”, aprovado pelo edital 023/P/Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos. A entrada é gratuita e o CAC Walmor Chagas fica na rua Netuno, 41, Jardim da Granja. Informações pelo WhatsApp (12) 997411801.

Na terça-feira (01/10), serão exibidas as vídeos-palestras “A Prontidão do Ator em Cena”, com a atriz Juliana Calligaris, e “A Potência e o Estado de Criação na Cena”, com a atriz e diretora Fabiana Monsalú. Já na quarta-feira (02/10), “Ações Físicas”, com a teatróloga russa Elena Vássina, e “Memórias e Pequenas Percepções do Ator”, com o ator e professor Renato Ferracini. Nos dois dias, após as exibições, haverá debate presencial com Fabiana Monsalú, doutoranda em Estudos Teatrais e Performativos (Universidade de Coimbra – Portugal) e Mestre em Artes Cênicas (USP-SP), atriz e diretora da Companhia DaNãoFicção (SP) e criadora do método TCH no Brasil, e autora do Livro “O Corpo Híbrido do Ator: do Treinamento à organicidade para outras possibilidades da cena”.

Além dessas atividades formativas, o projeto “18 anos na Cena da Cidade”, apresentado pelo ator, diretor e produtor Josivan Costa, prevê ainda apresentações teatrais, a realização de duas edições do FIA – Festival de Integração das Artes, que reúne e integra diversas linguagens artísticas para atender um público diversificado, e uma roda de conversa sobre o teatro e espaços independentes de São José dos Campos. As atividades previstas no projeto tiveram início no último mês de agosto e ocorrem no CAC Walmor Chagas, espaço localizado na região Sudeste do município e que há 18 anos vem contribuindo no desenvolvimento do teatro na cidade e região; Teatro da Rua Eliza, localizado na região central da cidade e no Teatro Dailor Varela, na região Sul da cidade.