Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Palestra sobre Saúde Auditiva

No dia 25 de setembro, dentro do Dia Nacional da Surdez (26.09), o Rotary Club Taubaté recebeu o médico otorrinolaringologista Leandro Oliveira de Souza. Mestre em Otorrinolaringologia pela Santa Casa de São Paulo. Professor de Otorrinolaringologia da Universidade de Taubaté.O Dr. Leandro nos brindou com uma palestra bastante instrutiva sobre saúde auditiva e esclareceu dúvidas dos presentes.
O Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo, foi escolhido por ser a data da fundação do INES( Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil. Essa data foi oficializada através do decreto de lei n. 11.796, de 29 de outubro de 2008.
Nunca é demais enfatizar a importância da audição para a comunicação humana, sintomas e cuidados com a saúde auditiva da população.
Milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva e nem percebem. Em muitos casos, a perda auditiva é gradativa, ocasionada pela idade, exposição prolongada a sons muito altos, enfermidades, entre outros motivos.
Quanto mais cedo o diagnóstico melhores as condições de tratamento. A detecção precoce de alterações auditivas e a intervenção imediata em crianças com perda auditiva favorecem o desempenho acadêmico, emocional e social.
Como lembrou o Dr. Leandro a audição já está formada no 3 mês de gestação. A importância da Triagem Auditiva Neonatal, popularmente conhecida como teste da orelhinha, é um exame realizado em até 48h após o nascimento, com o objetivo de detectar perdas auditivas congênitas e intervir precocemente. Segundo o mesmo, as pesquisas indicam que 10% da população dos EUA, e acredita-se do mundo, é surda.
Segundo o Dr. Leandro o ouvido não pode: doer, vazar, chiar, zunir, escutar abafado, coçar e sentir tontura. A recomendação é procure um médico otorrinolaringologista.
Venha conhecer o Rotary Club Taubaté e seus projetos comunitários e humanitários. Reunião: quarta-feira. Horário: 20 h. Endereço: Casa da Amizade, Avenida da Saudade, 81.