Yebo mostra a dança criada por trabalhadores de mina de minério na África do Sul
No sábado, dia 20, às 20h, o Sesc Taubaté apresenta “Yebo”, com Gumboot Dance Brasil. Gumboot é uma dança popular com botas de borracha, criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século XIX. Trabalhando em regime praticamente de escravidão, eles eram impossibilitados sequer de falarem entre si.
Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada pelos trabalhadores nas minas de ouro e de carvão da África do Sul, no século XIX. Yebo aborda a exploração das minas e dos povos levados para extração. É a criação de um dialeto sonoro, a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em um espetáculo percussivo em que a dança produz o som, e o som, conta as histórias.
O espetáculo faz uma reflexão sobre as semelhanças entre um homem da África do Sul recrutado para trabalhar numa mina de ouro, com um homem brasileiro que sobe na carroceria de um caminhão com uma promessa de trabalho que é só uma esperança. Yebo reflete esse desejo de construir uma vida melhor, de se aventurar numa oferta milagrosa capaz de mantê-los vivo e dar sustento aos seus.
A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos. Classificação indicativa é de 16 anos.
SERVIÇO:
Espetáculo: “Yebo”, com Cia Gumboot Dance Brasil
Dia 20/01, sábado, às 20h
Grátis, sem retirada de ingressos.
Classificação: 16 anos
Local: Circo
O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264. Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 12.3634.4000 ou sescsp.org.br/taubate