Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

Pagar Contas – Quatro dicas para usar seu dinheiro com sabedoria

Será que é realista pensar que um livro tão antigo como a Bíblia tem conselhos práticos para lidar com os problemas econômicos da atualidade? O site jw.org aborda esse tema em vários artigos e ajuda seus leitores a encontrar a resposta para essa pergunta.
Por exemplo, o artigo “Como viver com menos dinheiro”? aborda quatro conselhos da Bíblia para lidar com as consequências de uma crise econômica:

1.Seja positivo e se adapte à nova situação “Aprendi o segredo . . . tanto de ter fartura como de passar necessidade. ” (Filipenses 4:12). Você pode aprender a se adaptar a essa nova situação. Aceite a sua nova situação o quanto antes e comece já a fazer mudanças. Lembre-se de que há coisas que o dinheiro não pode comprar. Muitas pessoas não conhecem esse segredo e, por isso sua vida é cheia de estresse e ansiedade. Por outro lado, quando os membros da família conseguem se manter positivos, todos ficam mais dispostos a colaborar com os novos ajustes.

2.Converse com sua família sobre o assunto “Os planos fracassam quando não há comunicação, mas com muitos conselheiros há bons resultados. ” (Provérbios 15:22).
Muitos problemas e desentendimentos são esclarecidos depois de uma conversa franca. Lembre-se que ninguém sabe de tudo, então fale sobre a situação com a sua família. Isso irá ajudá-los a entender o que está acontecendo e apoiar as decisões que forem tomadas. Se todos ajudarem a economizar mais e gastar menos, todos serão beneficiados e a renda familiar também.

3.Faça um orçamento
‘Sente primeiro e calcule a despesa. ’ (Lucas 14:28). Quando você tem pouco dinheiro, é muito importante saber para onde todo o seu dinheiro está indo. É importante criar um orçamento realista que inclua sua atual renda com todos os gastos, até mesmo os que aparentam ser insignificantes.
Denise Chambers, em seu livro “Budgeting”, comenta: “Todos na família devem participar do planejamento para que se sintam comprometidos.”
Também é aconselhável que a família se reúna regularmente para avaliar seu progresso. Visto que todos poderão ajudar com ideias, planejar um orçamento se torna um projeto de família.

4.Escolha o que reduzir ou eliminar
“Que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes.” (Filipenses 1:10).
Assim que criar seu orçamento, compare o que irá receber com seus gastos e leve em conta os ajustes que precisará fazer para gastar menos do que ganha. Certo empresário disse: “Negócios são como primeiros socorros. O primeiro passo é parar o sangramento.”

Antes de fazer uma compra, pergunte-se: “Eu preciso disso? Eu posso pagar por isso?”
Planejar a alimentação e fazer uma lista de compras evitará gastos excessivos. Esse plano poderá até ser uma ótima oportunidade para eliminar hábitos caros e prejudiciais à saúde. Você poderá talvez vender coisas que não usa mais; isso contribuirá para gerar um dinheiro extra.

Essas sugestões estão de acordo com conselhos fornecidos por especialistas em finanças pessoais. Poucas pessoas imaginam que a Bíblia pode ser uma fonte de ideias sobre esse assunto. Kleber Barreto, porta-voz nacional das Testemunhas de Jeová, comenta: “Os conselhos da Bíblia são atemporais e práticos em várias áreas da vida, até em assuntos econômicos. Temos visto que esses princípios da Bíblia têm ajudado muitas pessoas em nosso país a lidar com os efeitos das crises econômicas.”

Esses tipos de artigos podem ser lidos online e baixados de graça no site jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová. Não é necessário fornecer informações pessoais nem cadastro para acessar o conteúdo.

Estatísticas Brasil

•A inadimplência, ou seja, as contas ou dívidas em atraso, atinge, segundo o CNDL, quatro entre dez brasileiros adultos. (Agência Brasil)
•Em maio de 2023, o Serasa registrou um novo recorde de inadimplência: 71,9 milhões de brasileiros possuem dívidas com atraso de pagamento – número equivalente a 32,7% da população do país. (Forbes)
•Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no ano passado apontou que um em cada quatro brasileiros (25%) não consegue quitar todasas dívidas no fim do mês. A pesquisa mostrou ainda que 69% dos brasileiros não conseguem poupar dinheiro. (CNN) Dados site jw.org
•O jw.org é o site mais traduzido do mundo – 1.075 idiomas, incluindo língua de sinais.
•Todo conteúdo do site pode ser acessado gratuitamente.
•Além de artigos, o site conta com e-books, vídeos, animações e fichas de atividades.
•Os artigos do site também estão disponíveis em áudio.
•Alguns artigos que estão disponíveis no site jw.org:
•Como viver com menos dinheiro?
•Um conceito equilibrado sobre o dinheiro
•Como cuidar do seu dinheiro
•Vida financeira — Conselhos da Bíblia para uma vida melhor

Perguntas

1.As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia pode ajudá-las em
questões financeiras?
Sim. Acreditamos que a Bíblia é um livro com orientações práticas, capaz de dar orientação em diversas áreas, incluindo questões financeiras. Por exemplo, ela nos incentiva a:
•. Realizar um planejamento adequado. — Provérbios 21:5.
•. Evitar dívidas desnecessárias. — Provérbios 22:7.
•. Não ser ganancioso. — Provérbios 28:22.
•. Ter contentamento. — 1 Timóteo 6:8.

2.O que a Bíblia fala sobre dinheiro?
A Bíblia ensina que para sermos felizes é necessário ter uma perspectiva equilibrada em relação ao dinheiro. Ela nos aconselha a ser diligentes no trabalho e a encontrar contentamento. Por outro lado, a Bíblia também alerta sobre os perigos de se concentrar excessivamente no desejo de acumular riquezas.

3.Como a Bíblia pode ajudar quando alguém na família perde o emprego?
Ficar sem dinheiro de uma hora para outra pode ser muito estressante. Mas a Bíblia tem alguns conselhos que podem nos ajudar a viver com menos dinheiro. Por exemplo, é importante conversar com todos os membros da família sobre como economizar, inclusive com os filhos. (Provérbios 15:22). Quando todos na família entendem a situação, fica mais fácil para eles apoiarem qualquer mudança que precise ser feita. Além disso, quando todos se esforçam para ser econômicos e evitar desperdícios, o dinheiro rende mais.

4.O trabalho de evangelização das Testemunhas de Jeová é remunerado?
Nosso trabalho é voluntário e não é remunerado. Nós encontramos alegria em ajudar outras pessoas a aprender sobre a Bíblia e sentimos satisfação em fazer o trabalho que Jesus Cristo nos deixou.

5.As Testemunhas de Jeová acreditam que um dia não haverá mais problemas econômicos?
A Bíblia mostra que estamos vivendo em um período chamado de “últimos dias”, e que em breve Deus vai cumprir sua promessa de acabar com todos os problemas econômicos. (Salmo 12:5). Enquanto isso não acontece, os princípios da Bíblia nos ajudam a lidar com problemas econômicos.

____

PORTA-VOZ REGIONAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Contato: André Cesário Ribeiro / E-mail: andre.ribeiro@live.com