Um dos políticos locais mais admirados, Padre Afonso Lobato, que já teve quatro mandatos de deputado estadual, sai este ano, nas eleições de 2022, candidato a deputado federal. Ele disse ao Diário de Taubaté que “amadureci bastante em 20 anos na Assembleia Legislativa e agora estou muito à vontade para buscar esse objetivo mais amplo”. Ele pensa que Taubaté está órfão de deputado federal desde que Ari Kara deixou a política”. E acredita que conhece bem a região pra defender os interesses dos municípios.
Já com a pauta pronta para representar o Vale do Paraíba em Brasília, coloca a Saúde como um dos segmentos de atuação: “a bandeira número 1 é valorizar o SUS, inclusive intervindo para que a tabela dos atendimentos seja atualizada, para não maltratar tanto as Santas Casas. Em Taubaté, a população reconhece que o deputado Afonso Lobato batalhou muito pela Saúde, tanto que foi trabalho principalmente seu trazer o AME, que atende não só nossa cidade como virou importante equipamento regional. Também conseguiu a ampliação do Hospital Regional.
Vem ainda no começo do mandato de deputado federal o projeto será conseguir o prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto até o Rio de Janeiro. Tentar diminuir – quem sabe acabar – com a exclusão social e a marginalização. “Investir em esporte, cultura, lazer e prevenção ao uso de drogas fazem parte do seu trabalho. 70% dos presos estão na cadeia por causa das drogas. Faltam oportunidades para os adolescentes”, avalia. Segurança pública implicará, para Afonso Lobato, em melhoria de salários de policiais, coloca-los nas ruas, desmilitarizando as Polícias.
Afonso Lobato é pároco de Santana, em Pindamonhangaba, celebra missa todos os sábados e domingos lá, e aqui em Taubaté, na igreja da Vila Aparecida aos domingos. Esse contato com o púbico o faz perceber as maiores necessidades. “Em Taubaté, precisamos dar mais atenção à primeira infância, até os 6 anos.
A fome é um dos problemas da maioria da população, hoje em dia e isso também vai me fazer pensar muito em como desenvolver a agricultura familiar”. Foi ele que trouxe há alguns anos para Taubaté, o Bom Prato.
A política do Padre Afonso é, segundo ele, servir, prestar serviço. Político rico, população pobre, está errado.
Para deputado federal, o número dele é 1951, pelo Podemos.