Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

Pacientes de Taubaté contam com alta assistida e responsável

Pacientes que necessitam de acompanhamento, após a alta hospitalar, contam com o programa de Alta Assistida, em Taubaté.

Uma iniciativa da Secretaria de Saúde municipal que oferece auxílio às pessoas que necessitam de cuidados mesmo após deixarem a internação, nos leitos do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).

As pessoas internadas em um dos 16 leitos de Saúde Mental recebem a visita semanal dos profissionais do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial). Para além da construção de vínculos terapêuticos, tanto com o paciente quanto com a família, os profissionais promovem a discussão dos casos, para entendimento da especificidade de cada paciente. Os casos de internação são regulados via CROSS e, normalmente, se referem a transtornos mentais e/ou uso de substâncias psicoativas, com predomínio de casos de transtornos mentais.

Após deixar os leitos do HMUT, o taubateano pode ser encaminhado para o Caps II ou ainda para o Caps AD III, garantindo a continuidade de assistência ao paciente. Os profissionais da Saúde Mental acompanham as visitas familiares e médicas, possibilitando realizar a abordagem e encaminhamento para os serviços do município.

Além da saúde mental, os pacientes também podem contar com a linha de cuidados de um outro serviço municipal: o Qualist, que oferta acompanhamento multidisciplinar domiciliar a pessoas que demandem cuidados especializados, pacientes acamados, que não podem se deslocar a uma unidade de saúde, que também recebem um kit no momento da alta, com os materiais necessários para a manutenção de sua saúde já no ambiente familiar. A alta responsável, com acompanhamento dos profissionais do Qualist, acontece mediante a necessidade indicada pela unidade hospitalar, em que o paciente precise de orientação e cuidados contínuos, pós alta do HMUT.