2018 foi um ano de muitas estreias, vários blockbusters e gratas surpresas. Separados aqui, estão os títulos de maior relevância nesse ano que se encerra na minha opinião estritamente pessoal, com base em minhas experiências e minha bagagem.
10º – Roma
Com fotografia, roteiro e direção de Alfonso Cuarón, Roma é uma carta de amor do cineasta ao cinema em si. A história é forte e carregada de emoção, porém é na apuração técnica que o longa se. Disponível na Netflix.
9º – Os Incríveis 2
A família de super-heróis mais adorada do mundo retorna depois de 14 anos para, ao invés de surfar na carência dos fãs como a maioria das continuações, trazer novas discussões familiares muito pertinentes aos dias atuais.
8º – Buscando…
Um suspense de primeira linha que, além de trazer uma trama profunda e cheia de subtexto que conversa com nosso comportamento nos dias atuais, ainda traz consigo uma edição completamente fora do comum no cinema, embasando a ideia do longa e entrando em perfeita comunhão com toda a temática.
7º – O Primeiro Homem
Acompanhando intimamente quase uma década da vida de Neil Armstrong, O Primeiro Homem tira todo o glamour em volta da missão Apollo. Contando com atuações incríveis e a meticulosa direção de Damien Chazelle, de La La Land, o filme tem grande valor histórico além do visual de tirar o fôlego.
6º – Jogador Nº 1
A volta de Steven Spielberg ao gênero de fantasia que o consagrou. A experiência gerada por Jogador Nº 1 é imersiva e com significado ainda maior para os que amam os games tanto quanto o cinema. Cheio de aventuras, com visual estonteante e carregado de referências, será lembrado pela fluidez em que transita entre os atores reais e o mundo de fantasia em computação gráfica.
5º – Vingadores: Guerra Infinita
10 anos depois do início do universo compartilhado que o estúdio Marvel criou, chega aos cinemas a culminação de todas as aventuras vistas até aqui. Com protagonismo do vilão, trama profunda e densa, tanto quanto tensa, e com a coragem de encaminhar a história para o inesperado, Guerra Infinita é um deleite para o público, bem como consegue a façanha de ser excelente, também, aos novatos nessa aventura.
4º – Hereditário
Talvez a maior surpresa do ano. Um filme vindo do nada e sendo esperado por ninguém, chegou aos cinemas causando tanto furor que alcançou fama após sua estreia. Um terror esperto, que sabe usar sua atmosfera para criar a tensão necessária e usa os diálogos sem exposição barata.
3º – Um Lugar Silencioso
O filme que tem a premissa mais interessante dentre os lançados nesse ano. Se passando em silêncio em boa parte da projeção, Um Lugar Silencioso é um suspense inteligente, bem escrito, bem atuado e bem dirigido. Uma produção barata, que conquistou o público ao criar uma atmosfera apavorante nos cinemas, praticamente obrigando os espectadores a viverem o mesmo silêncio presente na tela.
2º – Missão: Impossível – Efeito Fallout
Um daqueles raros momentos no cinema em que as sequências de uma franquia vão melhorando a cada estreia. Tom Cruise eleva sua dificuldade a cada nova missão impossível em que é designado e, ainda que passe por dificuldades e lesões, não desiste. Sem dúvida nenhuma, o melhor filme de ação do ano.
1º – Nasce uma Estrela
E o título de melhor filme de 2018 vai para Bradley Cooper, por produzir, atuar e dirigir na nova versão de Nasce uma Estrela. Outra rara ocasião acontece aqui, em que um remake, já tão explorado em Hollywood, consegue se renovar e trazer a mensagem novamente ao público. Não só isso como potencializar seu texto, expondo problemas reais da indústria da música atual ainda que se concentrando no microuniverso do casal de protagonistas, que conta com Lady Gaga, arrasando quarteirões. Nasce uma Estrela é forte, emocionante, tocante. E deixa uma trilha sonora tão sensacional quanto o filme que vai durar por muito tempo em nossas cabeças.