Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

“Operação Integrada”: ações em conjunto são eficientes no combate ao crime

A Polícia Militar de Taubaté desenvolveu na terça feira, dia 16, por 24 horas interruptas, uma ação denominada “Operação Integrada”, nas cidades de Taubaté e Pindamonhangaba. O objetivo principal foi, força tarefa conjunta de vários órgãos para diminuir de maneira concreta, os índices criminais e ilegais do Vale do Paraíba.

Essa operação teve o apoio do 3º Batalhão Operações Ambiental, Base de Aviação da Polícia Militar de SJC, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Secretaria da Fazenda Estadual, Polícia Rodoviária Militar Estadual, além das Prefeituras Municipais de Taubaté e Pindamonhangaba com as Guardas Civis Municipais, Departamentos de Trânsito, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas, totalizando 98 homens da PM e 100 viaturas.
Os trabalhos realizados neste evento aconteceram, em diversos bairros e contou com: bloqueios objetivando a apreensão de armas e drogas; vistorias em veículos /documentação; combate de ilícitos ambientais; ações voltadas para o comércio ilegal e ao funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais, além do cumprimento de mandados judiciais. Para o Comandante do 5º BPM-I de Taubaté, Ricardo Ivo Gobbo, o balanço geral dessa operação ajuda a diminuir sim, os índices criminalidade, já que age em vários aspectos do dia a dia do município. “Um exemplo, concreto está na intervenção de funcionamento de estabelecimentos comerciais irregulares, onde a nossa ação e dos demais órgãos, chegou a lacrar, três deles, dos 58 visitados.

Foram ainda, segundo o Major Gobbo, 326 pessoas abordadas/ três presas; 301 veículos vistoriados/ seis removidos; uma arma e 17 munições apreendidas; 2.363kg de drogas e 95 medicamentos irregulares apreendidos.

“A união de todos pode ajudar a combater preventivamente o crime, se mantivermos o ordenamento urbano, os espaços íntegros, sem os pequenos desvios dentro e fora das nossas cidades de maneira contínua, além da participação efetiva da população, através do 190 ou do 181, Disk Denúncia. Ai, as práticas ilegais não encontrarão espeço para crescer, conclui”.

Uma outra questão levantada na ocasião foi uma notícia divulgada em forma de ameaça contra um estabelecimento educacional, no dia ontem, que gerou muita apreensão e alarme falso. Segundo o Major Gobbo, após o 5º BPM-I tomar conhecimento das informações postadas em redes sociais, sobre suposta ameaça, a uma escola, a PM realizou patrulhamento preventivo imediatamente. “ Foi constatado que o perfil criado era falso e, portanto, foram tomadas as providencias necessárias pela Polícia Civil/Judiciária para investigação do caso, sem preocupação ou alardes desnecessários, afirmou ele”.