Search
domingo 1 dezembro 2024
  • :
  • :

Oitivas da CPI dos Transportes são canceladas

Presidente da Comissão, Vereador Guará Filho (PR), em consulta ao jurídico de seu gabinete percebeu que houve um lapso do Presidente da Casa ao nomear e compor a referida CPI dos Transportes.
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a ABC Transportes e o funcionamento do transporte público em Taubaté iria ouvir ontem, terça-feira, dia 27, às 15 horas, o diretor da empresa ABC Transporte, Manoel Adair dos Santos, porém a audiência de oitiva foi cancelada devido a um erro na composição da Comissão logo quando ela foi formada.
O Regimento Interno da Câmara Municipal de Taubaté prevê em seu artigo 63, Paragrafo 4 – inciso 3º, que ao realizar um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito, o Presidente precisa nomear 4 membros titulares e dois suplentes, além do primeiro subscritor do requerimento de abertura que será o Presidente. No caso em questão, o erro foi que somente o Vereador Guará Filho (PR), o Vereador Dentinho (PV) e a Vereadora Graça (PSD), além dos suplemente Vereadora Vivi da Rádio (PSC) e Vereador Jesse (SD) foram nomeados, sendo que teriam que existir outros dois membros titulares na CPI.

“Em minha Presidência na CPI, nós iremos trabalhar de forma correta, integra e de acordo com o regimento interno, e graças a Deus, o jurídico de meu gabinete percebeu este lapso que houve do Presidente da Casa e logo cuidamos disso. Não posso correr o risco de sofrer uma nulidade da CPI depois de todo trabalho de investigação e apuração que estamos realizando”, frisa o Presidente da CPI, Vereador Guará Filho (PR).

Após a reunião de hoje ficou definido que todas as oitivas que estavam marcadas para essa semana, incluindo a reunião que iria acontecer nesta terça-feira, estão canceladas até que aconteça a normalização da composição dos membros da CPI. Lembrando que na quinta-feira, dia 29, e na sexta-feira, dia 30, seriam ouvidos o Secretario de Mobilidade Urbana e o Procurador Jurídico do Município, respectivamente.