A partir da próxima semana, as obras de duplicação do viaduto da Independência passam a ser executadas na outra cabeceira, próximo à pista sentido RJ-SP. Para isto, será realizada na manhã de sábado, dia 31 de agosto, uma operação de traslado do equipamento pesado.
A Secretaria de Mobilidade Urbana programou uma interrupção momentânea do trânsito no viaduto entre as 7h e 9h.
O bloqueio acontece nas duas pistas.
Serão movidos a máquina de perfuração, escavadeira e demais equipamentos auxiliares. A fase atual de obras é a da execução das fundações dos pilares do novo viaduto.
Em paralelo, as atividades no canteiro de obras montado em uma área próxima continuam, com a confecção de 10 vigas com 30 metros de comprimento e de 20 vigas com 15 metros de comprimento. As vigas são de concreto armado e protendido, que usa uma estrutura de cabos de aço ancorados e tracionados, o que aumenta sua resistência.
Todas as etapas de obras passam pelo crivo da NovaDutra e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
O novo viaduto da Independência integra o pacote de obras do Acelera Taubaté, programa de mobilidade urbana e de cunho socioambiental executado por meio de um financiamento internacional. A obra tem custo de R$ 14,33 milhões e previsão de conclusão no primeiro semestre de 2020. O viaduto atual vai dar lugar a duas novas pistas, cada uma com 12 metros, sendo 9 metros de faixas de rolamento e 3 metros de passeio.
A duplicação da estrutura vai ampliar a capacidade de tráfego e facilitar o deslocamento de motoristas, ciclistas e pedestres. Isso tudo sem interromper o trânsito local durante o período de obras. O projeto também vai contemplar melhorias nos acessos dos km 111 e km 113 da Via Dutra, oferecendo mais segurança viária.