Vamos entrar em 2020 com o pé direito. Perseverar com princípios éticos para que possamos deixar bons exemplos para nossos filhos. A oportunidade é agora , e podemos começar tudo de novo. Sabemos que a vida caminha sempre para frente, pode até haver curvas e tropeços na caminhada , mas sempre será para frente. E o tempo passa muito rápido. Pensemos nisso!
Quem dos mais antigos religiosos de Taubaté não conheceu o Frei Cesar, do convento de Santa Clara? Tinha uma oratória clara, direta e entendida. Nos seus sermões sempre falava sobre esse tema e me lembro como se fosse hoje uma passagem que ele contava:
Certa vez, ele foi levar extrema-unção para um enfermo que estava agonizando. Com muita dificuldade ele conversou alguns minutos com o frei.
Assim, desabafou o moribundo:
__Padre, eu estou à beira da morte, e sei que não tem retrocesso.
Pensando bem, sei que poderia ter sido um bom pai, um bom filho, um bom marido, melhor companheiro, e não há mais tempo.
As palavras de Chico Xavier nos confortam, quando dizia que “Nós não podemos mudar o passado, mas podemos dar um final melhor em nossas vidas.
Muitos médicos contam que nunca ouviram doentes à beira da morte dizerem que queriam um iate, um avião ,enfim bens materiais; mas, sim, que desejavam terminar os seus dias ao lado de quem ama, ao lado de pessoas que são felizes e alegres, e poder ser amado também por todos aqueles que o cercaram durante a vida.
Vamos viver a cada minuto, agora, já, com muito alegria, com muito humor, com caridade, com muita sinceridade e lealdade .. Há um ditado que diz : “O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória”.
Quero deixar um poema, que sempre versejo com muito prazer, do poeta gaúcho que tenho o maior respeito e apreço, que é Mario Quintana:
O TEMPO
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
O tempo
dez 28, 2019Bruno FonsecaColuna do CrisanteComentários desativados em O tempoLike
Related articles
-
Lula adverte para risco de nova guerra se ordem global não mudar
-
Governo de SP entrega Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios que liga Caraguatatuba a São Sebastião e beneficia 250 mil habitantes
-
Evidência – “Taubaté se transforma em um verdadeiro celeiro de literatura com a realização da 3ª Bienal Literária”