Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

O padre e o corinthiano

Grande parte das histórias que conto foi extraída de situações que
vivi ao longo de minha vida. Mas, há também fatos que os amigos compartilham comigo, e que saíram de um bom bate papo na rua, na Praça Dom Epaminondas, nas esquinas e nos bares da vida.
E por falar na Praça Dom Epaminondas, onde está a nossa matriz de São Francisco das Chagas, dia 4, sexta-feira, é feriado em nossa cidade em comemoração ao dia do padroeiro de Taubaté.
Entre uma conversa e outra , encontramos espaço para uma boa história, que foi tirada do fundo do baú. Entre o grupo, assíduos frequentadores da praça, relembramos de um corinthiano dos mais fanáticos, Benedicto Ernesto, amigo dos bancários do Banespa .Vale ressaltar que ele tinha a conta de número 1 da agência do Banco do Estado, da rua Visconde do Rio Branco, isso desde 1963, onde fui funcionário.
Márcio que é muito amigo do Benedicto , pediu para que contasse a passagem do Padre Pedro Lopes, um dos sacerdotes mais modernos, já na sua época frequentava as festas no Banespa e reuniões da diretoria do Bloco Vai Quem Quer, sempre acompanhado do seu violão, e por onde passava deixava muita alegria e carisma, estava sempre sorridente.
Benedicto estava com o Padre Pedro, distraídos, quando foram surpreendidos por bandidos , que os sequestraram e utilizaram o veículo de uma das vítimas . No momento, que os meliantes pararam o carro num local ermo, lugar apropriado para extorqui-los, Benedicto disse alto e em bom tom:
__Vocês estão praticando uma heresia. O meu amigo é um religioso , ele é muito conhecido na cidade. Ele é o padre Pedro Lopes.
O padre apresentou os documentos aos bandidos , que na hora se assustaram. E, logo em seguida, o Benedicto tirou a carteira de seu bolso que não tinha nenhum tostão e mostrou apenas os documentos. Eis que surge, numa das divisões da carteira, um distintivo do Corinthians. Os bandidos ficaram surpresos, e um deles gritou:
__Vai Corinthians! __e completou__Nós também somos corinthianos.
Foi um alívio para as vítimas, que foram salvas pelo gongo. E, finalmente, foram libertados pelos sequestradores num local seguro.
O Benedicto até hoje não soube explicar se os meliantes soltaram eles por conhecerem o padre ou por serem corinthianos. E concluiu:
__Eu acredito que as duas coisas nos ajudaram a sair dessa enrascada.
Ele só lembra que quando sentiram livres e bem longe do perigo, o padre Pedro desabafou:
__ Amigo, vou te receitar dez Pai-Nosso e cem Ave -Maria em intensão daqueles pobres coitados.
E, prosseguiu:
__ Mas antes, depois dessa, temos que tomar um vinho da melhor qualidade para nos recompor.
Frase da Semana: O Palmeiras contratou dois craques, um para jogar com a camisa 4 e outro com a 7. O 4 é o Zape e o 7, é o Sete de Copas. Com esses dois, o verdão tem a esperança de ganhar o mundial !