Vamos imaginar o seguinte…ambos, Juca Intelectual e o Zé Ninguém, são caras fictícios mas, podia ser você, podia ser eu, podia ser o dentista, o balconista, o engenheiro, padeiro, gerente de uma fábrica, um político, o dono de uma empresa, o eletricista, o vendedor de carros, seguros e etc…, podia ser qualquer um de nós, qualquer um dos Brasileiros.
O Juca Intelectual é educado, respeita as leis, não é corrupto (o que se trata de uma grande e surpreendente qualidade), não infringe as leis de trânsito, não dirige depois de beber, não faz conversão proibida, não estaciona em vaga de idoso ou deficiente, sempre dá seta (o que é mais surpreendente ainda) e nem briga no trânsito.
O Zé Ninguém é folgado, sempre quer levar vantagem no trânsito, adora exceder os limites de velocidade, sempre ultrapassa pelo acostamento quando encontra congestionamento, o semáforo nem bem abriu e ele já está buzinando para o carro da frente e acha que é o dono das ruas. Quando quer correr encosta na tua traseira e te pressiona, te incomoda, muitas vezes buzina e quando não quer correr anda muito abaixo do limite de velocidade da rua e acha que você tem que andar na velocidade dele.
O Juca Intelectual gosta de ouvir música mas é educado e entende que nem todo mundo quer ouvir o que ele quer, então, ouve sua música em um volume que não incomoda ninguém.
O Zé Ninguém também gosta de músicas e acredita que todo mundo quer ouvir a música que ele está ouvindo. Ou então, acha que está abafando, todo mundo está olhando então, o pobre coitado, se acha o máximo e, por falta de outras conquistas, sorri abertamente com seus minutos de “fama”. Não respeita nem mesmo horários em que a maioria das pessoas está dormindo e passa lentamente nas ruas com o som explodindo tudo e é tão idiota que nem percebe que os alto falantes já estouraram há muito tempo.
O Juca Intelectual respeita seus vizinhos e não conversa alto ou deixa o som ligado até altas horas da noite incomodando quem tem que levantar cedo na manhã seguinte para trabalhar.
O Zé Ninguém não quer nem saber…respeitar o vizinho para quê?
O Juca Intelectual é honesto, devolve o troco a mais que recebeu, devolve a carteira encontrada e jamais ficaria com algo que não é seu.
O Zé Ninguém, não hesita em roubar, furtar ou enganar o próximo, é o eterno desonesto.
O Juca Intelectual estuda, adora livros, lê muito, não falta as aulas e com sacrifício faz ensino médio e faculdade. Arranja um belo trabalho, constrói uma família, educa seus filhos adequadamente e segue sua vida honestamente.
O Zé Ninguém não lê livros, mata aulas, não estuda, tenta colar nas provas, repete e repete de ano até abandonar a escola porque jogar bola no campo é melhor. Lá descobre as drogas, se envolve com pessoas erradas, rouba, mata e termina preso.
Mas, quem é o Juca Intelectual? Quem é o Zé Ninguém? Qual deles você quer ser? Qual deles você quer que seu filho seja? Você pode escolher, a decisão é sua.
Quer que seu filho seja o Juca Intelectual? Comece ensinando a ele o prazer de um bom livro. O incentive a ler, desde pequeno. O livro transforma as pequenas crianças em grandes adultos.
Comece levando seu filho para a I Bienal Literária de Taubaté, nos dias 24 e 25 de Agosto na faculdade Anhanguera – unidade da Vila das Graças.