Search
sábado 28 setembro 2024
  • :
  • :

O golpe do whatsapp

Aplicativos como WhatsApp são comuns no dia a dia dos brasileiros, seja para troca de mensagens ou até mesmo para fechar negócios. Mas é preciso fica atento ao usar o aplicativo, isso porque criminosos estão invadindo as contas e clonando os números para aplicarem golpes. No Brasil milhares de pessoas já foram afetadas por este tipo de golpe virtual. De acordo com investigação que está sendo realizada pela Polícia que investiga crimes cibernéticos, os números copiados são usados para que assaltantes se passem por conhecidos dos usuários e peçam dinheiro.
A tática dos criminosos funciona da seguinte forma; alguém recebe uma mensagem de WhatsApp de um familiar, amigo ou aé mesmo conhecido, pedindo a transferência de dinheiro alegando está em uma situação de emergência. Querendo ajudar, a pessoa imediatamente transfere o valor solicitado, descobrindo posteriormente, que se tratava na verdade de um golpe. O número do conhecido havia sido clonado e o depósito foi feito para uma terceira pessoa.
É difícil que alguém desconfie, já que as mensagens vem exatamente do mesmo número de seu amigo ou familiar e, com ajuda da tecnologia, as transações são efetivadas na hora, pelo internet banking do celular.

Segundo os dados analisados pelos policiais, os assuntos das conversas iniciadas pelos criminosos mudam de acordo com as pessoas que são abordadas. As quantias pedidas também variam, vão de valores que servem para compra de eletrodomésticos a carros novos.

É preciso ficar atento a qualquer mensagem enviada através do aplicativo que envolva dinheiro, é importante ficar atento mesmo que a mensagem pareça totalmente verdadeira, é necessário conferir por ligação telefônica ou outros meios se a mensagem recebida realmente foi enviada por um amigo, cliente, familiar ou chefe.
De acordo com a Célula de Inteligência Cibernética da policia a nova forma de crime está acontecendo em diferentes estados de todo o País.

Em alguns dos casos investigados, foi possível apurar que, durante o momento do golpe, o celular das vítimas perde o sinal e o WhatsApp deixa de funcionar.

Segundo a polícia, a falta de sinal é comum, já que a operação de clonagem consiste na compra de um chip e na solicitação do resgate do número da vítima escolhida pelos golpistas. Alguns suspeitos já foram identificados, porém até o momento, ninguém foi preso.