O esporte tem importância fundamental na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
O esporte pode transformar a vida de uma pessoa com deficiência. Em alguns casos, a praticado esporte pode virar profissão e pessoa levar a pessoa a viajar por diversos países.
Pode participar do esporte paralímpico que é praticado por atletas com deficiência física, intelectual e visual.
A prática de atividades esportivas é muito indicada para quem busca uma melhoria da saúde.E para as pessoas com alguma deficiência não é diferente.
Ajuda na descoberta de potencialidades, na produção de autonomia para o autocuidado, reabilitação e na ampliação do ciclo de amizades.
A pessoa com necessidades especiais tende ao sedentarismo e pode ter complicações cardiovasculares ou respiratórias, por exemplo. Outros se tornam deficientes já por conta do sedentarismo e maus hábitos alimentares, quando sofrem um AVC ou amputações decorrentes de diabetes, e precisam mudar o estilo de vida.
A atividade física desempenhada por pessoas com deficiência é também muito importante pela questão emocional. Existem treinos de força ou de coordenação com finalidades diferentes, que geram uma motivação muito maior.
Os benefícios que eles conseguem na fisioterapia também podem conseguir no esporte, mas com uma motivação diferenciada.
Outro ponto importante é o aspecto social das atividades físicas em grupo. A pessoa com deficiência que chega e vê outros fazendo ganha uma motivação extra. Exemplo, alguém que sofre um acidente e precisa de cadeira de rodas para se locomover. Ele pensa que aquilo só acontece com ele e tende a entrar em um estado de solidão e infelicidade.
Mas quando ele se depara com um grupo de pessoas que passou pelo mesmo que ele, por vezes há décadas, e que pratica esportes, aprende a lidar melhor com essa dificuldade.
A pessoa passa a enfrentar essa deficiência com outra perspectiva. Ele sente uma sensação de capacidade que antes não tinha.
Portanto para as pessoas com deficiência praticar esportes pode representar muito mais que saúde. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
O esporte vai desenvolvendo o sentimento de que tudo é possível dentro das limitações e adaptações para execução daquilo que se deseja fazer ou praticar.
A prática esportiva é uma forma de interação social, de ultrapassar limites e conseqüente melhora da autoestima e posicionamento da pessoa com deficiência na sociedade.
Prof. Dr. José Pereira da Silva