Pode parecer bobeira, mas o cliente tem um papel fundamental no bom atendimento do advogado e também no decurso de um eventual processo.
Em minha experiencia posso dizer que o auxílio do cliente é fundamental para esclarecimento da história.
A função do advogado é a tradução da linguagem coloquial para o tal idioma jurídico utilizado nos tribunais. Alias, a própria origem latina da palavra advogado significa “falar por”.
A tradução do mundo fático para a linguagem técnica necessita de grande carga de estudo e dedicação, não obstante o advogado necessitou se formar em curso de Direito e se submeter a um exame para ingressar na OAB.
Desta maneira, o cliente é fundamental para esclarecer o que houve com ele, afinal foi ele quem passou pela situação que trouxe algum tipo de aborrecimento.
Contar a verdade para o advogado também é outro ponto que não se pode faltar. O profissional não fará juízo de valores, não irá denunciar para nenhuma autoridade, apenas absorverá e aplicará os conhecimentos na melhor forma de proteger o seu cliente. A exemplo disso é na advocacia criminalista, onde se tem contato com a real intenção do agente que cometeu o crime e ainda advoga pelo seu direito de ter uma penalidade justa.
E se o cliente mentir para o advogado? A consequência é bem simples, primeiro o cliente não vai conseguir convencer o seu advogado de que a sua causa é justa, e segundo ponto, dificulta a tradução deste advogado para a linguagem jurídica. Logo, a chance de convencimento do juízo, as provas esbarrando em tênues linhas que separam a verdade da mentira serão evidenciadas no processo, e a chance de se obter sucesso no processo é minimizada.
Por fim, ao consultar um advogado, tenha a real atenção e intenção de exposição da verdade, deixe que as estratégias sejam elaboradas pelo profissional que vão facilitar a sua vida e vão aumentar as chances de sucesso.
Não há necessidade de se desconfiar do profissional de advocacia, e se isso acontecer é sinal claro de que consultou o profissional errado. A relação do advogado com o seu cliente é pautado na confiança, e cliente que não confia no seu advogado e retém informações está cometendo “suicídio processual”.
O auxílio do cliente para com o seu advogado
mar 13, 2019Bruno FonsecaSem categoriaComentários desativados em O auxílio do cliente para com o seu advogadoLike
Previous PostRotary Club de Taubaté: Notícias
Next PostAzul-Marinho destaca a importância da prevenção do câncer de colorretal