Objetivo é envolver cerca de 500 pessoas da comunidade em atividades de conscientização sobre a preservação e o uso sustentável da água
A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, por meio do seu Núcleo de Educação Ambiental (NEA), em Jacareí, realiza uma programação especial no ‘Mês da Água’, celebrado em março. O objetivo da iniciativa, que deve contar com a participação de cerca de 500 pessoas da comunidade, é conscientizar sobre a preservação e o uso sustentável da água.
A programação teve início no último dia 8, com a realização de uma oficina de construção de cisterna de bombona (sistema para captar e aproveitar a água da chuva), com a presença de alunos da EMEF Prof.ª Neusa Teodoro de Azevedo.
No dia 17, em atividade aberta à comunidade, serão promovidas oficinas de tratamento de água cinza (água residual proveniente da pia, tanque e chuveiro), aquaponia (técnica em que as plantas são cultivadas na parte superior de um aquário ou tanque com peixes, que são alimentados com ração, liberando nutrientes ricos em matéria orgânica para as plantas na superfície, e que traz até 90% de economia de água), sistemas de irrigação e construção de cisterna de bombona.
A EE Prof.ª Laura Augusta de Carvalho Rosa recebe capacitação em tratamento de água cinza no dia 20. A ação dá continuidade à parceria com o NEA, que possibilitou uma formação dos professores no ano passado e a posterior implantação de horta vertical, horta mandala, compostagem e cisterna na instituição de ensino.
Complementando a programação do ‘Mês da Água’, as crianças do distrito de São Silvestre participarão de oficina de cisterna de bombona no dia 21 e, no dia 23, a mesma oficina será ministrada na EE Prof. José Simplício e na EE Prof.ª Hermínia Silva de Mesquita. Todas as cisternas construídas durante o curso serão doadas para as escolas ou sorteadas entre os participantes.
“O principal objetivo das ações é envolver as crianças, suas famílias e a comunidade escolar, em atividades que destacam a educação e a preservação do meio ambiente. As oficinas privilegiam a prática, incentivando os participantes a aplicarem os aprendizados em seu cotidiano”, afirma Camila Reggiani da Silva, consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria.