Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Novelis divulga projetos sociais alinhados com programa global de responsabilidade social

Com apoio da Empresa, municípios receberão atividades culturais e artísticas ao longo do ano
A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, destinará cerca de R$ 4 milhões para projetos sociais e culturais em 2019. As iniciativas estão alinhadas com o Novelis Comunidade, programa global de responsabilidade social da empresa, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Essa iniciativa visa suprir as necessidades das comunidades locais, promovendo a transformação social.

Em São Paulo, um dos projetos patrocinados pela Novelis é o lançamento do livro Diversos. A obra traz fotos e narrativas que relatam a história de artistas e suas obras na perspectiva da diversidade de gênero, idade, pessoas com deficiência, etnia e crenças. Por meio da fotografia, as obras serão captadas em toda sua beleza estética e, paralelamente, abordarão a diversidade em toda a sua amplitude artística e cultural, valorizando artistas e obras.
Outros programas que continuarão em São Paulo, Recife e Salvador são os Cantos de Leitura, que implementa salas de biblioteca com 1.200 livros em cooperativas de reciclagem; e o Pimp Nossa Cooperativa, projeto cultural que revitaliza cooperativas por meio da pintura de murais, esse também terá uma edição em Santo André.

Já em Pindamonhangaba, os projetos contam com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do município e neste ano terão continuidade os dois polos do Projeto Guri, que oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral e tecnologia em música, assim como o projeto Ciência Divertida, que oferecerá apresentações lúdicas com a temática de bullying. Além disso, em parceria com o Instituto Esporte e Educação, a cidade contará com mais um ano do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública e a manutenção do Núcleo Esportivo Sócio-Educativo, com atendimento de cerca de 150 alunos entre 04 e 18 anos, na escola Escola Julieta Reali.
Novos projetos também serão desenvolvidos na cidade como o Escolas Saudáveis e Construindo Música.

O primeiro, tem foco em contribuir com a promoção da saúde e qualidade de vida de alunos da rede escolar de Pindamonhangaba, por meio de formação continuada de educadores e material educativo, alinhados aos objetivos do Programa de Saúde Escolar do município. Já segundo projeto, direcionado à educação infantil, terá 32 oficinas de iniciação musical e construção de instrumentos musicais a partir da reutilização de materiais. Retratos da Terra também é outra iniciativa apoiada pela Novelis com foco em educação e cultura, o qual contará com exposição de fotografias, oficinas de arte e fotos com publicação de catálogo/livro e obra coletiva.
E por fim, a Virada Sustentável: mais uma das iniciativas com o apoio da Novelis, que amplia sua participação no evento esse ano para, além de São Paulo, participando também no Rio de Janeiro.

Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, a cada ano a empresa busca atender às necessidades das comunidades em que atua da forma mais assertiva possível. “Estamos promovendo projetos e temáticas que estão presentes na vida das pessoas e este ano, atrelamos todo o nosso plano de atuação com os ODS da ONU e o propósito da Novelis “Juntos, Criamos um Mundo Sustentável”, esse modelo de atuação nos aproxima das comunidades e nos permite sermos agentes de transformação. Para a Novelis é indispensável o comprometimento com a responsabilidade social, a qual vem trazendo resultados notáveis para as comunidades”, conclui a executiva.

Todas as iniciativas estão alinhadas com o programa global de investimentos sociais Novelis Comunidade, que tem a finalidade de promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que a empresa está inserida, a partir das temáticas centrais definidas pela política de responsabilidade socioambiental da Empresa. O investimento social privado é realizado com a utilização de recursos próprios e incentivados.