O Rotary tem subsídios para apoiar projetos humanitários e educacionais de clubes e distritos. A Fundação Rotária oferece dois tipos de subsídio: os Distritais e os Globais. Os primeiros permitem que nossos clubes e distritos atendam necessidades imediatas em suas comunidades e no exterior. Os Subsídios Globais oferecem oportunidades para que eles participem de atividades estrategicamente planejadas, de alto impacto, voltadas às seis áreas de enfoque ( Paz e resolução de conflitos, prevenção e tratamento de conflitos, recursos hídricos e saneamento. Saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento econômico e comunitário). Os Subsídios Globais variam de 30 mil a 400 mil dólares.
Esses subsídios permite que os rotarianos mudem a vida das pessoas, tornem o mundo um lugar melhor e ajudem a cumprir as prioridades e metas do plano estratégico do Rotary.
Hoje os clubes de Rotary tem maior flexibilidade na forma como se organizam, trabalham e servem à comunidade. Os Rotary Clubs estão modernizando as concepções sobre os formato e a maneira como desenvolvem suas reuniões. O Rotary está trabalhando para atender às necessidades dos jovens rotarianos que vivem de maneira mais digital. Os mais jovens também nos ajudam fornecendo novos olhares sobre como nossos clubes estão sendo administrados e o que precisamos fazer como organização para nos modernizarmos.
Hoje, as rotarianas são uma parte vital do quadro associativo do Rotary e seu número continua crescendo. Dos nossos 1,2 milhão de associados, 21% são mulheres, e milhares de clubes rotineiramente as elegem para ocupar a presidência.
O Rotary desenvolve uma nova visão: Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
O Rotary tem investido nas comunicações e na Imagem Pública. Nossas revistas são uma importante ponte para levarmos informações sobre iniciativas globais do Rotary a públicos regionais , ao mesmo tempo em que fornecem a seus leitores um contexto local e destacam o grande trabalho que está sendo feito em nível de clube.
Os clubes brasileiros estão na liderança de muitos dos programas e objetivos do Rotary Internacional, o que contribui para o sucesso do Rotary em escala global. Os rotarianos brasileiros contribuíram com mais de 17,9 milhões de dólares para o programa Polio Plus desde sua criação, em 1985.
Localmente os rotarianos brasileiros criaram programas fundamentais, que visam aumentar a educação e a formação para o mercado de trabalho e promover o empreendedorismo feminino. Programas como o Cepro ( da Fundação de Rotarianos de São Paulo), uma organização que já treinou mais de 45 mil jovens para ingressar no mercado de trabalho, e o Mulher Empreendedora, uma iniciativa de promoção do empreendedorismo para centenas de moradoras do Rio de Janeiro, demonstram o impacto do Rotary no Brasil.
José Pereira da Silva