A paz está no cerne do Rotary Internacional desde o início. Estabelecemos o Quarto Objetivo do Rotary em Edimburgo, na Escócia, no ano de 1921.Estávamos em Londres quando foram plantadas as sementes do que se tornou a Unesco, depois da Segunda Guerra Mundial. Em Havana, em 1940, adotamos uma resolução pedindo: “liberdade, justiça, verdade, inviolabilidade da palavra dada e respeito pelos direitos humanos”, valores que em 1948 se tornaram a estrutura da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.
Por falar nisso, fomos ativos na formação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1945, quase 50 rotarianos atuaram como delegados, consultores e conselheiros na Conferência de São Francisco, quando a carta de fundação da ONU foi escrita.
Hoje, quase 73 anos depois, o Rotary mantém junto às Nações Unidas o maior status de consultor se comparado a qualquer outra organização não governamental. Diversos bolsistas do programa Bolsas Rotary pela Paz trabalham em agências da ONU. Todos os anos, no mês de novembro, os representantes do Rotary na ONU organizam o Dia do Rotary para celebrar esse trabalho conjunto.
Notícias do Rotary – O Rotary e a Paz
maio 06, 2020RedaçãoNotícias do RotaryComentários desativados em Notícias do Rotary – O Rotary e a PazLike