Em uma instituição que, por definição, é composta por pessoas que se destacam na comunidade em que atuam, e que se propõe ao rodízio nos cargos administrativos dos seus diversos segmentos, torna-se ainda mais importante que essas mesmas pessoas sejam vistas como verdadeiros líderes. Dessa forma, elas serão aceitas como facilitadoras da caminhada de todos para a obtenção dos objetivos propostos.
Parece-me fundamental que aqueles que venham a ocupar cargos diretivos em instituições compostas por voluntários sejam capazes de orientar, apoiar e estimular seus companheiros deforma hábil, sensível e efetiva. Em organizações de voluntariado, o verdadeiro líder considera que a posição que ocupa constitui um trabalho espontâneo em prol de uma ideia. Trata-sede um ato de contribuição, e não de preencher uma posição que satisfaça suas necessidades pessoais de distinção ou destaque.
O Rotary é uma instituição mundial com uma bagagem de contribuição humanitária reconhecida e admirada exatamente por sua participação efetiva , produtiva e humana. Participação essa que é o resultado de sua organização, hierarquia, ética e ação coordenada.
Basta pensarmos no Manual de Procedimento do Rotary, que estabelece e pauta o comportamento de todos os rotarianos, independentemente da posição onde estejamos dentro da organização.
Tais atributos, somados à disponibilidade como verdadeiros líderes voluntários, que dedicam esforços pelo bem comum e não em prol da valorização pessoal, fazem o diferencial da instituição.
Notícias do Rotary – Líderes e voluntários no Rotary
jun 10, 2020RedaçãoNotícias do RotaryComentários desativados em Notícias do Rotary – Líderes e voluntários no RotaryLike
Previous PostColuna Espírita - Espiritismo e mediunidade
Next PostLojistas preveem queda de até 40% nas vendas de Dia dos Namorados