Search
sexta-feira 20 dezembro 2024
  • :
  • :

Notícias do Rotary – Juventino Rana: Eu posso! Pode e fez o bem

Faleceu depois de 90 dias internado, em 27 de julho, Juventino Rana, associado do Rotary Club Taubaté. Criador e diretor do Projeto Rumo, desenvolvido com jovens de escolas estaduais e municipais de Taubaté e Caçapava. Tinham grande amor pela juventude, mesmo com muitas limitações físicas devido a enfermidades estava dirigindo e se fazendo presente nos encontros do Projeto Rumo juntamente com seu braço direito Jonas. Sempre presente nas reuniões do Rotary Club Taubaté, manifestando um entusiasmo e um forte desejo de fazer o bem. Em seus encontros com jovens do Projeto Rumo seu lema era: “Eu posso”. Ele aplicava a si mesmo também o lema, pois apesar das seqüelas de sua enfermidade como por exemplo muita dificuldade de locomoção, estava disposto a levar avante o Projeto Rumo. Vivia na vida pessoal aquilo que era o lema do seu projeto.
Ingressou no Rotary Club Taubaté em 31 de julho de 2003 tendo como padrinho o Gov. Orville Kairalla Riemma. Formado em engenharia civil, trabalhou na Eletropaulo. Casado com a sra. Roseli , pai de dois filhos e avô de dois netos.
Presidente do Rotary Club Taubaté na gestão 2007-2008. Governador Assistente do Distrito 4600: 2009-2010, 2010-2011. Idealizador do Projeto Rumo e da Copa Rotary da solidariedade. Foi justamente com o Projeto Rumo que ficou muito conhecido. Projeto realizado nas escolas estaduais e municipais. É um projeto de orientação vocacional aplicado para alunos do 3 ano do ensino médio. São ministrados por pessoas das mais variadas áreas de atividades profissionais. Mereceu destaque na Revista Rotary Brasil, entre os melhores projetos rotarianos do Brasil.
O Co. Juventino Rana viveu concretamente o lema rotário: “ Dar de si antes de pensar em si”. Talvez se fosse escolher seu epitáfio seria: Eu posso! Pode e fez o bem. Agradecemos e ele todo o bem que praticou!