O Rotary Internacional sendo uma instituição presente em vários países do mundo possui uma legislação própria. Possui documentos normativos. Esses documentos encontramos no Manual de Procedimentos, os Estatutos e o Regimento Interno do Rotary. São documentos que definem as normas e procedimentos que os clubes e distritos devem seguir, podendo sofrer alterações no Conselho de Legislação.
O Manual de Procedimentos é uma versão mais suscinta dos documentos normativos do Rotary, é voltado a lideres de clubes e distritos que buscam as informações mais relevantes às suas funções. Ele é publicado a cada três anos e inclui os itens aprovados no Conselho de Legislação e decisões tomadas em Convenções do RI e reuniões dos diretores e curadores.
O manual cobre as seguintes áreas: Administração, programas, encontros internacionais, documentos estatutários e normativos.
Documentos estatutários e normativos: Os seguintes documentos contém as normas e procedimentos para clubes e distritos: Estatutos do Rotary Internacional, Regimento interno do Rotary Internacional, Estatutos Prescritos para o Rotary Club, Regimento Interno Recomendado para o Rotary Club (pode ser adaptado pelos clubes).
Código Normativo do Rotary: reúne as normas gerais e permanentes da organização. A versão atualizada é criada após cada reunião do Conselho Diretor e de cada Conselho de Legislação. Um documento separado destaca as alterações toda vez que houver uma emenda.
A Fundação Rotária tem o seu próprio Código Normativo. Uma versão atualizada é criada após cada reunião do Conselho de Curadores. O Conselho de Curadores administra o trabalho da Fundação Rotária. O presidente eleito do Rotary Internacional indica os curadores, que são eleitos pelo Conselho Diretor para mandatos de quatro anos.
Venha conhecer o Rotary Club de Taubaté e seus projetos sociais. Reunião: Quarta-Feira. Horário: 20h. Endereço: Casa da amizade, Avenida da saudade,81.
José Pereira da Silva