Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

Dar de si antes de pensar em si: a filosofia de vida do Rotary

Dar de si, dar o melhor de si. Entregar-se de corpo e alma para a realização de uma determinada tarefa. Dar de si, cair em si mesmo, despertar.
Dar de si antes de pensar em si é um lema da vida rotária, retrata a essência do movimento e da instituição rotária. Cujo símbolo é a roda dentada, que tem por eixo propulsor e centro o rotariano, cujos raios se estendem a todas as pessoas necessitadas.

Dar de si, é sinônimo de doar-se, significa dar do que você é, dar do que você faz e dar do que você tem. É solidariedade e compaixão. Quem ama a si mesmo tem capacidade de amar o próximo. O amor é doação.
Faz parte da filosofia do Rotary investir em pessoas e comunidades através de projetos, isso é doação. A doação é uma forma de amor compartilhado. O amor cresce com a doação.

Dar de si significa dar do que você é. Significa dar de você, dar de seu ser, para os que convivem consigo. Significa dar de sua alegria,, compreensão, cultura, conhecimento, talento, vontade… em favor do próximo. Tem o sentido que dar o seu tempo, dar o seu amor, dar o seu carinho, dar suas habilidades, ao próximo necessitado.
Santa Madre Tereza de Calcutá (1910-1997) disse: “O que importa não é o que você dá, mas o quanto de amor você põe naquilo que dá”. Dizia Dom Bosco (1815-1888): “ Deus nos colocou no mundo para os outros”. Deus olha aquilo que é feito com o coração.

A essência do amor não é o que pensamos, fazemos ou proporcionamos aos outros, mas quanto damos de nós mesmos. Dar de si significa dar do que você faz.

O dar do que você faz é sempre dar de seu trabalho, de sua vitalidade pelo próximo e pelos companheiros.
O dar do que você tem significa dar de sua abundância, de seu alimento, de suas roupas entre outros para quem nada tem. Não significa dar do que nos sobra porém dar e compartilhar do que podemos. É olhar para as necessidades das pessoas e comunidades. Se não pode ensinar a pescar, pelo menos dê o peixe, tendo cuidado de não gerar dependência.

Santa Madre Tereza de Calcutá dizia: “O valor da doação está em doar até doer”. Significa que a doação que nos sobre, do que é inservível para nós, do que não tem mais necessitamos, não tem méritos. O verdadeiro mérito está na doação daquilo que nos faz falta.

Dar de si antes de pensar em si é o gesto de doar para o próximo, sem nem mesmo pensar que podemos vir a precisar do objeto de doação. É pensar no próximo antes de nossa própria pessoa.
A maior doação que cada um de nós pode fazer, a verdadeira expressão do amor que cada um pode dedicar, está na doação de seu tempo em favor do próximo.

O valor e a dádiva do tempo que recebemos de Deus devemos valorizar. O tempo desperdiçado não se recupera jamais. Quando se dedica o tempo a alguém, está dedicando uma porção de sua vida que jamais irá recuperar. O seu tempo é a sua vida.

Alguém pode dar sem amar, mas jamais pode amar sem dar. Amar é doação, ceder conforto, segurança, dinheiro ou tempo para benefício do próximo.
Dar de si, deve ser entendido como doar a vida ou não, doar-se por inteiro ou dar só daquilo que sobra. Que tudo aquilo que fazemos seja feito com todo o nosso coração. Com coração integro, inteiro.

Venha conhecer o Rotary Club de Taubaté e seus projetos. Reunião: Quarta-Feira. Horário: 20h. Endereço: Casa da Amizade, Avenida da saudade, 81.

José Pereira da Silva