Neve na Manhã de São Paulo, que tem como protagonista o primeiro grande amor de Oswald de Andrade, será a pauta do debate na feira literária neste sábado, dia 24
O escritor, publicitário e produtor cultural José Roberto Walker, participa neste sábado, dia 24, da FLIMA 2019 – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que ocorre em Santo Antônio do Pinhal. Em sua segunda edição, o evento é palco de encontros e debates entre autores e público.
“Neve na manhã de São Paulo”, editado pela Companhia das Letras, conta a história, romântica e trágica, de Oswald de Andrade e uma normalista paulistana de 18 anos chamada Maria de Lourdes, numa garçonnière da Rua Líbero Badaró em São Paulo.
A famosa garçonnière de Oswald de Andrade, era frequentada pelos principais intelectuais paulistas do pré-modernismo e onde Oswald e seus amigos se reuniam diariamente. Lá redigiram um diário coletivo, chamado por eles de “O Perfeito Cozinheiro da Almas deste Mundo”, que acabou se tornando um livro antecipatório do que seria a Semana de Arte de 22.
A única voz feminina nesse diário escrito no pequeno apartamento, era a de Miss Cyclone, que encantou o grupo de jovens literatos que incluía, além de Oswald, Guilherme de Almeida, Monteiro Lobato, Menotti Del Picchia, Léo Vaz, Edmundo Amaral e vários outros.
Sua vida foi breve – morreu em 24 de agosto de 1919, aos 19 anos – seus textos curtos e seu romance trágico. Essa história está contada em “Neve na Manhã de São Paulo”.
Walker será um dos protagonistas de um debate sobre romance histórico juntamente com Bruna Meneguetti Figueiredo, autora de “O último tiro da Guanabara”, Editora Reformatório.
Serviço:
Debate sobre romance histórico
FLIMA (Festa Literária Internacional da Mantiqueira)
Dia: 24 de agosto
Hora: 19h
Local: Santo Antônio do Pinhal