Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

No Dia Mundial da Vacinação, especialistas alertam: imunização continua sendo indispensável na terceira idade

Amanhã, quinta-feira, dia 17, é celebrado o Dia Mundial da Vacinação. Imunizar a população, independentemente da faixa etária, tem relação direta com uma melhor qualidade e expectativa de vida. No Brasil, que concentra atualmente uma população de mais de 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vacinar previne doenças comuns nessa etapa da vida, como a influenza e a pneumonia.

Segundo a médica geriatra Drª Maísa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), essas enfermidades podem ser evitadas com o ato simples e seguro de vacinar os idosos. “As crianças são uma população que normalmente se imuniza. Mas nem todos os idosos se vacinam. Contudo, todos devem se preocupar com isso e buscar seu médico”.

A SBGG desenvolveu, em parceira com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), um calendário com indicações das principais vacinas, bem como um guia, que tem como objetivo auxiliar profissionais de saúde que trabalham com a vacinação da população idosa.

De acordo com o médico geriatra Dr. Jarbas de Sá Roriz Filho, essas vacinas são fundamentais e estão disponíveis na rede pública de saúde.

O Guia de Vacinação está disponível no site: http://bit.ly/GuiaVacinacao
Recentemente, a SBGG também fez uma série de vídeos sobre o assunto em suas redes sociais. Para conferir, acesse: @sbggoficial e facebook.com/SBGGOficial