Search
domingo 22 dezembro 2024
  • :
  • :

“Narradores de Javé” é atração da Sala CinEva em São José dos Campos

Nesta sexta-feira, 28, após a exibição do filme, haverá bate-papo com o dramaturgo e roteirista Luís Alberto de Abreu

O filme “Narradores de Javé” encerra as atividades da Sala CinEva neste mês de junho. A exibição será nesta sexta-feira, 28, às 19h30 e, em seguida, haverá um bate-papo com Luís Alberto de Abreu que, junto com Eliane Caffé, assina o roteiro do filme. Ao longo deste mês, foram realizadas oficinas, palestras, debates e a Mostra Luna Alkalay, em comemoração aos 50 anos de carreira da cineasta. As atividades integram o projeto Sala de Cinema Walmor Chagas, da Cia Teatro da Cidade, contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio do edital LPG 001/2023, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos. A Sala CinEva fica na Rua Netuno, 41, Jardim da Granja, São José dos Campos. Ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo linktr.ee/ciateatrodacidade

“Narradores de Javé” foi lançado em 2004 e conquistou vários prêmios, entre outros, nas categorias de melhor filme independente e de melhor roteiro, no 30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas (Bélgica), melhor filme no VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, e melhor filme de ficção no 5º. Festival de Cinema des 3 Aques (Quebec, Canadá). O filme mostra a pequena cidade Javé, que será submersa pelas águas de uma represa e seus moradores não serão indenizados e nem sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em “documento científico”. Decidem então escrever a história da cidade, mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.

Dramaturgo, roteirista e professor de dramaturgia, Luís Alberto de Abreu é autor de mais de setenta peças teatrais encenadas, entre as quais, Bella Ciao, A Guerra Santa, O livro de Jó, Um trem chamado desejo e o Projeto Comédia Popular Brasileira com treze peças encenadas. Manteve parceria com o Teatro Balagan sendo responsável pelas dramaturgias dos seguintes espetáculos: Tauromaquia, Dies Irae (do projeto Západ), Recusa e Cabras, este último juntamente com Maria Thaís Lima Santos.

Em cinema realizou, numa parceria com Eliane Caffé, o roteiro dos filmes Kenoma, Narradores de Javé e Sol do meio-dia e Era o Hotel Cambridge. Co-roteirizou, com Luiz Fernando Carvalho, a microsserie “Hoje é dia de Maria”, A Pedra do Reino, Alexandre e Outros Heróis e colaborou na roteirização da minissérie Capitu e da novela Velho Chico, veiculadas pela TV Globo. Idealizou a Escola Livre de Cinema de Santo André onde foi professor de roteiro. Organizou e coordenou o núcleo de Dramaturgia na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP) e no Galpão Cine-Horto, de Belo Horizonte (MG). Recebeu os prêmios Molière, Mambembe, APCA, APETESP, Panamco e Shell e teve peças encenadas na Inglaterra, Portugal, Japão, Coréia e Rússia.

SERVIÇO:

Sala CinEva – Rua Netuno, 41, Jardim da Granja

Ingressos: linktr.ee/ciateatrodacidade

Dia 28/06 – Sexta – 19h30 – Livre – “Narradores de Javé” – Após a exibição bate-papo com Luís Alberto de Abreu.