Quinta-feira última, a Câmara de Taubaté fez uma audiência pública para discutir a volta de rodeios à cidade. Lá, o que se viu foi um retrato do Brasil de hoje: gente contrária de um lado e gente favorável de outro. E tal qual no Brasil, os favoráveis vêm como brutamontes em cima dos que são contrários, como se a força vencesse qualquer argumento.
Pobre Taubaté! Capital Nacional da Literatura Infantil, polo cultural dos mais importantes do país, de onde saíram nomes como Cely Campello, Cid Moreira, Hebe Camargo, tantos outros… agora quer voltar a colocar cavalos numa arena para levar esporadas e saírem machucados, a título de uma diversão, que nem tradição local é.
Uma pena a tática usada pelos que eram a favor, provocando a ala contrária, tentando incitá-los a reagir, e dizer que as vítimas eram os autores daquela parafernália. E pior, gente de todas as outras cidades vizinhas, boiadeiros que ninguém sabe de onde saiu, lutando para o rodeio voltar a Taubaté. Ai, gente, tem dó! Vai ganhar dinheiro trabalhando, em vez de explorar os animais. Xô, rodeio!!!
Por Iára de Carvalho – Jornalista
24/02/2018