Search
quinta-feira 14 novembro 2024
  • :
  • :

Na praça pública, livros que libertam e consolam e livros mostrando que a morte não existe

• Aparecido José Orlando
Um senhor bem vestido, de meia idade, aproxima-se cautelosamente de uma mesa com livros e escolhe, dentre eles, um romance. Vai até o caixa. Paga o livro e se retira, folheando-o. Esta poderia ser uma cena absolutamente normal se a mesa não estivesse colocada no Largo São Benedito e não vendesse somente livros espíritas.
Desde 1972, acontece em São José dos Campos a Feira do Livro Espírita, que tem como objetivo levar à praça pública os livros que explicam os princípios da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, em meados do século XIX. De início, pequena, em um espaço fechado, próximo à praça Cônego Lima, hoje, ela conta com 400 metros quadrados, colocando 1.400 títulos e mais de 15.000 exemplares, com preços de até 70% de desconto, em mesas e prateleiras. Dos 300 livros vendidos na primeira Feira, hoje, o movimento espírita da cidade, com apoio da USE Intermunicipal de São José dos Campos, vende mais de 10 mil livros por Feira. É considerada a maior feira de livros espíritas em praça pública.
Em suas diferentes edições, o terceiro livro de Allan Kardec, O evangelho segundo o espiritismo é continuamente o mais vendido, seguido pelos outros livros da Codificação (O livro dos espíritos, O livro dos médiuns, O céu e o inferno, A Gênese). Neste ano, o autor homenageado é Léon Denis, além de lembrar os 150 anos de lançamento de A Gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo.
Este resultado evidencia o atendimento ao principal objetivo do evento que é o de vender livros a preços reduzidos, com descontos especiais para as obras básicas do espiritismo.
Aquele senhor bem vestido pode ser um dos que não se diz espírita, mas gosta da leitura de obras espíritas. Pesquisa realizada na Feira do ano passado mostrou que de cada 4 pessoas que compram os livros, uma não se considera espírita.
Este tipo de atividade, a partir da segunda edição da Feira até sua 10ª edição, utilizou-se das dependências de supermercados da cidade para disponibilizar aos interessados, espíritas e simpatizantes, os livros espíritas. Ora no Supermercado Peg-Pag (hoje Extra do Trevo), ora no Superbom, no centro da cidade, durante vários dias, os visitantes aproveitavam e adquiriam os livros a preços reduzidos.
A partir da 11ª edição, os livros foram para a praça pública. No Largo São Benedito, em frente à Praça Afonso Pena, durante 10 dias os livros são disponibilizados desde 2011, sempre ao final do mês de agosto, contando com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos. A Feira do Livro Espírita faz parte do Calendário Oficial de Festas e Comemorações do município desde 1996, quando da aprovação da lei 4814, de 29 de marco de 1996.
A Feira conta com a participação de mais de 300 voluntários, das diferentes casas espíritas da cidade, em suas atividades de preparação, realizacao e atendimento, sendo que em torno de 5.000 pessoas realizam visitas e compras durante o evento, neste ano, de 17 a 26 de agosto, das 9 às 21 horas, na 47ª Feira do Livro Espírita de São Jose dos Campos.
Mas a Feira não tem somente livros para os chamados adultos. Também, no mesmo período e local, acontece a 24ª Feira do Livro Espírita Infantil, onde crianças podem encontrar livros com as lições do espiritismo. Além disto, aos sábados, nos dias 18 e 25 de agosto, acontecem eventos pra o público infanto-juvenil.
A inauguração oficial da Feira vai acontecer no dia 18 de agosto, sábado, a partir das 10 horas, no mesmo local de sua realização. Para abrilhantar este momento, a organização da Feira conta com a participação da Banda da Polícia Militar.