Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Museus de Taubaté divulgam mostras virtuais

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté montou uma programação virtual para integrar a 18ª Semana Nacional de Museus, que teve início no dia 18 e se estende até o dia 24 de maio.

Esta é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e tem por objetivo a promoção dos museus brasileiros por meio de atividades para todos os públicos.

Em função da suspensão das visitas físicas a esses espaços culturais por conta da pandemia do coronavírus, os museus de Taubaté participarão por meio de uma programação totalmente virtual.

Na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, o Museu Municipal de Artes Plásticas “Anderson Fabiano” lança o catálogo virtual das obras inscritas na XVI Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte, que ficará disponível no site www.taubate.sp.gov.br/turismoecultura. Nessa edição a Mostra conta com a participação de 62 artistas e 160 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.

No dia seguinte, 22 de maio, o Museu da Imagem e do Som de Taubaté – Mistau irá disponibilizar na página da Prefeitura no Youtube (www.youtube.com/prefeituradetaubateoficial) o vídeo sobre a exposição
digital “Remedica Falco – Pioneirismo e Sensibilidade na Arte de Fotografar”. Falco atuou como fotógrafa de Taubaté no início do século XX e registrou  através de suas lentes famílias taubateanas, causando impacto cultural na cidade por meio de sua arte. Sua história é narrada pela pesquisadora Profª Drª Rachel Duarte Abdala, que faz a confluência da história da fotografia no Brasil com Remedica Falco. O vídeo conta com interpretação em libras.

Ainda na sexta-feira, o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, também no Youtube, irá divulgar “Repintando Lobato”. Monteiro Lobato foi um homem de inúmeras habilidades, entre elas, tinha uma paixão especial pelas artes plásticas. Emília, a “voz” de Lobato, revive essa paixão do escritor, pintando uma releitura de uma das obras de Mestre Justino, no qual o
mesmo retrata Lobato, transitando entre o histórico e o ficcional em uma
das principais salas de exposições do Museu.