Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

Museu da Imigração Italiana de Quiririm recebe exposição “Cães que Amamos”

Mostra segue até dia 12 de dezembro, no Museu da Agricultura, que fica localizado no mesmo terreno do antigo sobrado da Família Indiani.

Quiririm tem toda uma tradição Italiana forte e rica com um estilo pitoresco que movimenta aquele bairro de Taubaté. A Colônia Italiana se instalou no final do século XIX, e hoje em dia tornou-se um polo gastronômico, sendo a tradicional Festa Italiana, que acontece no mês de abril, há mais e 30 anos, um dos maiores atrativos da Região.
O lindo sobrado, todo amarelo e branco, com uma arquitetura que nos apresenta os costumes dos imigrantes italianos, que vieram para colonizar Quiririm, agora habita o Museu da Imigração Italiana. Dentro de suas instalações está também o Museu da Agricultura.

O Museu da Agricultura foi criado pelo Decreto 9.923 de 18 de junho de 2003, e tem maquinários e carros que contam a história da plantação de arroz, numa época não tão distante e que fez muita diferença no desenvolvimento do Vale o Paraíba.

Hoje esse espaço é mantido pela prefeitura que preza pela beleza e segurança do local, um patrimônio rico, que paralelo as suas memórias, conta com um espaço para exposições temporárias, como a mostra “Cães que Amamos”, da artista plástica Glaucia Moraes, que vai até o dia 12 de dezembro.

Para uma maior interação entre Museu e sociedade sempre acontece atividades que atraem públicos diversificados. A coordenadora Ana Carolina Gadioli, falou da beleza desse espaço e da satisfação em receber visitantes.

“Recebemos exposições itinerantes paralelas as nossas fixas, pois enaltecem mais nossos espaços. Aqui é um Museu muito bonito pela localização e também pela arquitetura”, disse.

No último dia 8 de novembro, alunos e convidados do professor do Centro Cultural, Alexandre de Morais participaram de uma aula aberta, no Pátio, que fica entre os dois museus. Alexandre ressaltou a importância dessas atividades de aprendizado e contemplação. “Planejei essa aula porque acho que o contato com a argila, pinturas em geral, quando associada a beleza do local, o aprendizado é mais completo”, disse.

A artista plástica Glaucia Moraes conta que no jornalismo fez muitas matérias referentes aos museus de Taubaté, inclusive foi na inauguração deste, onde agora recebe sua exposição. “A minha exposição vai até o dia 12 de dezembro, e quem for visitar e sentir que pode ajudar os animais carentes da cidade, é só levar um saco de ração. Que doarei para os protetores.

Glaucia Moraes é jornalista e Artista Plástica