Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Motoristas devem fazer a revisão do veículo

De janeiro a novembro de 2019, a CCR NovaDutra fez mais de 79 mil atendimentos; pane mecânica lidera ranking de atendimentos na via Dutra
O que muitos motoristas desconhecem ou não dão importância são para os cuidados essenciais para a manutenção preventiva do veículo. Por isso, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de revisar o veículo antes de pegar a estrada, a CCR NovaDutra realiza a campanha Dirija com Responsa – ‘Vai Viajar? Revise seu veículo’, durante o mês de dezembro.

Levantamento da CCR NovaDutra realizado nos 402 km da via Dutra mostra que de janeiro a novembro desse ano, as equipes do SOS Usuário da concessionária fizeram um total de 79.185 atendimentos na rodovia. O número é 75% menor do que o registrado no mesmo período de 2018 (94.916). Mas nem por isso deixa de ser importante. Dentro dos atendimentos prestados ao usuário até novembro desse ano, a pane mecânica lidera o total de ocorrências com 52.883 atendimentos. Na sequência aparecem pneu furado (11.789), pane seca (6.054), superaquecimento do motor (3.638), bateria descarregada (2.877) e pane elétrica (1.944).

“É importante o motorista realizar uma manutenção preventiva no seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer seu veículo para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo”, afirma Virgílio Leocadio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra.

Ações da campanha
A CCR NovaDutra orienta o motorista que trafega pela via Dutra sobre os cuidados com o veículo. Além de mensagens nos painéis instalados em todo o trecho da rodovia, a concessionária veicula dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5 NovaDutra e a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio.
Também são realizadas ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Para agilizar o atendimento ao motorista, existem mais de 100 câmeras em operação. As imagens são monitoradas no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária que, ao avistar um veículo parado, aciona as equipes do SOS Usuário para atendimento. O pedido de socorro também pode ser feito pelo telefone de emergência. O número é o 0800-0173536.

Penalidades

Os cuidados com a parte mecânica devem ser constantes para evitar o surgimento de problemas com o veículo e também com o bolso. A pane seca, quando o carro deixa de funcionar por falta de combustível, por exemplo, pode render multa ao motorista no valor de R$ 130,16, além do risco de ocasionar um acidente.

Alguns cuidados são essenciais para chegar bem ao seu destino

Veri?que o nível do combustível e calcule o tempo de viagem;
Use sempre o cinto de segurança;
Acomode as bagagens com cuidado no porta-malas;
Veri?que a água no radiador, o nível de óleo no motor, o sistema de freios, os faróis e as lanternas;
Con?ra estepe, triângulo, macaco e chave de roda;
Calibre os pneus, inclusive o do estepe;
Tenha os documentos do carro e do motorista atualizados e em mãos.