A primeira edição da Feira do Livro da Rodoviária de Taubaté (FLIRT) teve início dia 07 deste mês e finalizou no domingo, 16. A abertura contou com a presença do professor Pasquale Cipro Neto e o escritor Ricardo Ramos Filho.
O encontro literário reuniu cerca de 20 editoras independentes, oferecendo centenas de livros dos mais variados gêneros: literatura infantil, juvenil, clássica e contemporânea. Palestras, lançamentos de livros, cinema, exposições e apresentações artísticas foram outras atividades do evento. Finalizou em clima festivo com agradecimentos aos expositores, escritores, palestrantes, apoiadores e ao público que nesse período prestigiaram a arte. O destaque dentro da programação foi para a abertura da 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno” que aconteceu no sábado (15), às 16 horas. O evento seguirá com exibições até 21 junho, nas dependências do Cineclube “Coronér Pituba”, na TV Cidade Taubaté, localizado na Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 540 – centro, de segunda-feira (17/06) a sexta-feira (21/06), sempre às 19 horas.
A 1ª Mostra “O Cinema do Seo Bueno”, é uma iniciativa que homenageia o comerciante Benedicto dos Reis Bueno, amante da sétima arte que ao longo da vida reuniu uma vasta coleção de títulos cinematográficos dos mais variados gêneros, diretores e épocas. Obras cinematográficas nacionais e internacionais com classificação etária livre estão sendo projetadas gratuitamente ao público. A produção é da Caipira Filmes, com fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Taubaté, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem coprodução de Kilometrarte, Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, Felício Neto e Escola de Mídia Comunitária.
“Certos de que assistir filmes proporciona uma variedade de benefícios que vão do entretenimento ao desenvolvimento pessoal, focamos esse trabalho na difusão de diferentes culturas e tradições. Buscamos no acervo do seo Bueno produções nacionais e estrangeiras que contribuirão com o enriquecimento cultural dos expectadores, pautados em diferentes temas”, explica a curadora da Mostra, jornalista Cláudia Mello.