“Interart – Mosart” proporciona aos visitantes do centro de compras contato com a beleza, arte e cultura de diversos cantos do mundo
O Taubaté Shopping recebe a partir do dia 27 de julho a 1° edição da Mostra Internacional de Artesanato e Decoração. O evento, que existe há mais de 8 anos e é realizado em muitas capitais no Brasil, apresenta em Taubaté muita arte e opções de compras com a beleza do artesanato e da cultura mundial. A mostra é inédita na região e fica na Praça de Eventos do centro de compras até 25 de agosto.
A “Interart-Mosart” traz artesãos e representantes de diversos países, proporciona o intercâmbio de culturas e a possibilidade aos visitantes em adquirirem mais de 600 produtos de nove diferentes regiões do mundo. Os frequentadores poderão fazer uma verdadeira viagem e conhecer, por meio do artesanato, diversas nações, como Turquia, Índia, Indonésia, Senegal, Quênia, e República Tcheca, além de produtos artesanais brasileiros.
Durante os dias da exposição, ainda acontecem apresentações culturais, como danças árabes, flamenco e tango.
“Escolhemos o Taubaté Shopping como local para a nossa primeira mostra na região por ser o centro de compras de referência do Vale do Paraíba, e o mais amado pelos moradores da cidade de Taubaté, sendo ainda um empreendimento tradicional que valoriza as artes, complementado ainda com alto fluxo de visitantes”, destaca o diretor de comunicação da Amostra Cultural, Osvaldo de Almeida Jr. “O evento tem a proposta de engajar o público com a arte e com a história de cada região representada pelas peças expostas e comercializadas. Essas são peças que representam tendências mundiais em artesanato e decoração, por isso, conhecer o evento é vivenciar parte da cultura de diversos países, através dessa diversidade e no intercâmbio de experiências com os nativos de cada país.”
Algumas opções de produtos
Da Índia, por exemplo, os visitantes poderão adquirir echarpes e pashminas, instrumentos tribais vindos de várias regiões daquele país de cultura milenar, e o estande da República Tcheca traz seus cristais conhecidos e apreciados no mundo inteiro pela qualidade que os caracteriza, usados em acessórios femininos e na decoração do lar com destaque para os cristais da Boêmia.
Alguns dos grandes atrativos da feira são os itens exóticos e cabalísticos, sendo muito procurada a Turquia, com seus lustres, taças com bordas em ouro e o famoso olho turco ou grego também encontrado no estande da Grécia. Há ainda a presença da manifestação artística vinda da África, representada por usos e costumes das tribos africanas sendo as joias feitas em diversos materiais encontrados no estande do Senegal e no estande do Quênia, além das esculturas de madeira, pulseiras, máscaras, peças da cultura Massai (a tribo guerreira mais famosa da África) e estampas em batik (técnica de desenho com cera quente sobre o tecido e tingido na sequência)
Como não pode faltar o gostinho brasileiro, do Rio Grande do Sul vem os sucos de uva e vinhos, queijos artesanais e o salame de picanha de javali. Com muitos produtos do nordeste, o estande do Rio Grande do Norte traz castanhas de caju e do Pará, entre outros produtos da região. De Minas Gerais, destaque para os produtos fitoterápicos, como o mel.