A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirma a segunda morte por dengue este ano. A paciente, do sexo feminino de 54 anos, estava internada desde 29 de fevereiro no Hospital Regional do Vale do Paraíba e morreu na última quinta-feira, dia 12 de março. Ela possuía um histórico de comorbidade (hipertensão) e já havia contraído dengue anteriormente.
Amostras do sangue da paciente foram coletadas e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz com o objetivo de identificar qual o sorotipo da doença. Pessoas infectadas por sorotipos diferentes podem ter uma evolução para formas mais grave da doença. Em abril do ano passado foram identificados os primeiros casos do sorotipo 2 em circulação em Taubaté e região.
O Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté já iniciou ações de bloqueio no entorno da residência da vítima.
A segunda morte reforça o alerta emitido pelo CAS de Taubaté para o envolvimento da população no combate à dengue.
Balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica indica que foram registrados nos dois primeiros meses do ano 303 casos confirmados de dengue, sendo 289 casos autóctones e 14 casos importados.
Coronavírus
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informa a notificação de mais dois casos suspeitos de coronavírus no município. As duas novas suspeitas são de uma mulher de 35 anos com histórico de deslocamentos pela Europa e de um adolescente de 16 anos com deslocamentos pelos EUA. Ambos passaram por unidades de urgência e emergência, estão em isolamento social (em suas residências), passam bem e seguem monitorados pela VE.
Taubaté possui atualmente 11 casos suspeitos de coronavírus em investigação. O Instituto Adolfo Lutz descartou até agora exames de três casos.