Morreu no sábado, 18 de dezembro, aos 78 anos, a ex-vereadora Marilda Prado Yamamoto. A morte foi decorrência de um acidente vascular-cerebral sofrido por Marilda há seis anos.
Nascida em Taubaté, no dia 27 de outubro de 1943, Marilda era filha de Orlando Prado e de Maria de Lourdes Prado, viúva de Yoshio Yamamoto e mãe de Patrícia, Marcela e Eduardo.
Ministrou aulas no ensino médio, exerceu cargos de docente na Universidade de Taubaté, inclusive professora do curso de pós-graduação em Gestão Escolar. Foi assistente de direção e posteriormente administradora do Hospital Santa Isabel de Clínicas de Taubaté, atual Hospital Regional. Foi coordenadora regional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Elegeu-se vereadora para a 11ª Legislatura (1993 a 1996), eleita com 1.617 votos pela coligação “Continuar para avançar”, e retornou ao Legislativo taubateano na 13ª Legislatura (2001 a 2004), eleita com 1.805 votos pelo PMN. Neste intervalo, disputou a eleição para prefeita em 1996.
Foi homenageada em 2006, quando recebeu, por iniciativa da vereadora Maria Gorete Santos de Toledo, a comenda Jacques Felix.
Como vereadora, foi autora de leis como a regulamentação das caçambas estacionadas em vias públicas, gratuidade de transporte público para pessoas com deficiência e a declaração de utilidade pública da Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape), entre outras.
As últimas homenagens ocorreram no Velório São Benedito, e o corpo foi sepultado no Cemitério Municipal.