Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Morre ex-vereador, deputado estadual e federal Ary Kara

Morreu no dia 1º de novembro, às 6h30, o ex-vereador, deputado estadual e federal Ary Kara José. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e se tratava de um câncer. O velório de Ary Kara José acontece no saguão da Câmara de Taubaté desde às 15h de sexta-feira. Sábado, dia 2, às 9h, será realizada missa de corpo presente e, em seguida, o enterro, no cemitério do Convento Santa Cara.

Ary Kara nasceu em Neves Paulista (SP) em 26 de março de 1942, filho de José Kara José e Julieta Kara José. Tem dois filhos, Ary Filho (que também foi vereador em Taubaté) e Julieta.

Concluiu o ensino médio e técnico em Química Industrial na Escola Oswaldo Cruz, de São Paulo, e formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté. Foi presidente do Diretório Acadêmico Prof. Ulysses Guimarães. Empresário e profissional liberal, foi advogado e atuou em diversos segmentos. Presidiu o Esporte Clube Taubaté de 2009 a 2012.
A lista de títulos, homenagens, medalhas e comendas inclui a de Mérito Universitário da Unitau, diploma da Academia de Letras do Vale do Paraíba, comendas do Distrito L-16 do Lions Club de Taubaté, medalha Infante Dom Henrique – Sociedade Cultural e Condecorativa do Brasil, título de irmão benemérito da Irmandade de Misericórdia de Taubaté, diplomas de honra ao mérito do Banco de Sangue Taubaté, do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Taubaté e do Instituto Médico-Legal do Estado de São Paulo, mérito Jurídico da Associação dos Advogados de Taubaté, Agente Policial Civil Número 1 da Associação dos Agentes Policiais Civis do Estado de São Paulo e homenagem da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais.

Foi filiado ao MDB, PPB, PTB e PMDB. Presidiu o diretório municipal do MDB, foi líder do partido e coordenou encontros estaduais e nacionais de prefeitos e vereadores na região do Vale do Paraíba.

Em 1968 candidatou-se a vereador em Taubaté pelo MDB e foi eleito com 990 votos para a 6ª Legislatura (1.2.1969 a 31.1.1973). Foi líder de seu partido e vice-presidente em 1970.

Em 1972, candidatou-se a prefeito e contribuiu para a vitória de seu partido, ao obter 7.043 votos. Foi deputado estadual de 1983 a 1991 e deputado federal de 1991 a 2003 e de 2005 a 2007 pelos partidos PMDB, PPB e PTB. Foi secretário de Assuntos Fundiários do Estado de São Paulo entre 1999 e 2003.

Foi homenageado pelo Legislativo taubateano em duas oportunidades: pelo vereador Celso José de Brum, que o concedeu título de cidadania em 1984, e pelo vereador José Francisco Saad, que em 1997 o condecorou com a comenda Jacques Felix.