Search
quinta-feira 2 janeiro 2025
  • :
  • :

Morre ex-vereador Custódio da Farmácia

Faleceu na madrugada de segunda-feira, 17, aos 76 anos, o ex-vereador Custódio de Sales Garcez, conhecido como “Custódio da Farmácia” devido ao tradicional estabelecimento que manteve no Parque Santo Antônio. Ele sofria de hiponatremia, condição que deixa baixo o nível de sódio no sangue, e foi internado no Hospital Municipal Universitário com complicações decorrentes desta doença.

Custódio foi vereador durante a 11ª Legislatura, entre 1993 e 1996, eleito com 716 votos pela coligação “O povo de Taubaté constrói”, que incluía as legendas PDC, PDT, PST, PMN e PRT. Participou das três eleições seguintes, 1996, 2000 e 2004, contudo, sem ter sido eleito.

Seu Custódio ficou conhecido nacionalmente em uma breve participação no programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo. O restaurante do genro, “Tempero da Família”, foi tema de um quadro sobre tecnologia. A fama do farmacêutico foi confirmada pelo padre Fábio de Melo, que esteve na casa do apresentador no dia em que o programa fora gravado.

“Quando eu era seminarista, em Taubaté, tinha constantes entupimentos de ouvido, e o Custódio me salvava. Todo mundo o conhece, sobretudo pela generosidade. Ele foi um cara que teve sensibilidade muito grande de atender aos pobres, mesmo que eles não tivessem condições de pagar”, atestou o padre.

“Eu queria agradecer as palavras do padre e ao Luciano, por todos os esforços que fez pela gente. Na farmácia, eu procurava ajudar muitas pessoas, e é o que vocês fazem a todo tempo. Coisa de mais valor que isso é impossível, a gente tem que repartir o pouco que tem”, disse Custódio, na entrevista.

Custódio nasceu em 20 de janeiro de 1943, filho de Orfã Garcez e de Eleontina Sales Garcez. Era casado com Maria Helena Molica Garcez e tinha duas filhas, Marilena e Edneia.
O corpo foi recebido no Velório Sagrada Família e será enterrado às 16h no Cemitério Paineiras.